quarta-feira, 17 de junho de 2009

TEM, MAS ACABOU!




Recentemente um bar montou um esquema para reverter a situação das vendas em baixa. Mandou fazer uma fachada nova, onde se destacava o preço do chopp. Chopeira nova, cadeiras novas, cardápio envolvente, reinauguração com faixa, cartazes, etc...Bom, passando o efeito da reinauguração, tem três dias que não tem chopp, três dias que o cliente entra no estabelecimento, senta na cadeira nova, pede o chopp e não tem. O que leva o comerciante agir assim? Vamos a outros exemplos: Gráfica que deixa acabar o papel, restaurante que deixa acabar a carne que está no cardápio, o bar que deixa acabar a cerveja, a lanchonete que deixa acabar o refrigerante. O exemplo marcante, o sapato preto é o mais vendido, sem nenhuma dúvida, por conseqüência, a graxa de sapato, para sapatos pretos, também é o que mais vende, mas verifique no supermercado da sua preferência se não está em falta, na grande maioria das vezes tem o marron e o branco, o preto não. Tenho absoluta certeza que você já passou por isso. É sabido que o desempenho das empresas de forma geral melhora a sua rentabilidade apenas fazendo o controle de perdas, sem necessariamente aumentar as vendas e melhora substancialmente as vendas, diminuindo as rupturas dos produtos que mais vendem. E como identificar e controlar as vendas desse produtos que significam na grande maioria 80% da sua venda diária? A Curva ABC ou 80-20, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, num estudo sobre a renda e riqueza, ele observou uma pequena parcela da população, 20%, que concentrava a maior parte da riqueza, 80%. A curva ABC ou curva de Pareto é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras e/ou classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc. Numa organização, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção, etc. Para a administração de estoques, por exemplo, o administrador a usa como um parâmetro que informa sobre a necessidade de aquisição de itens - mercadorias ou matérias-primas - essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor. Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. Caso o seu sistema de informática que controla vendas e estoque, não proporcione esse levantamento, procure instalar para que possa classificar seus produtos, seus clientes, suas margens de lucro e veja como terá mais facilidade para tomar as suas decisões e principalmente, não perder venda.

Referências: A Wikipédia

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