sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O MELHOR PONTO PARA O MEU NEGÓCIO.

Quando me perguntam sobre o melhor ponto para abrir um negócio, sempre pergunto o quê vai fazer, o que pretende oferecer ao seu cliente. Se for abrir um escritório de Advocacia, por exemplo, é interessante que escolha um escritório perto do tribunal ou fórum, para ganhar tempo nas idas e vindas das audiências, não necessariamente pelo cliente, pois esse iria até o escritório, mas ficar longe do local das audiências, secretaria para fazer carga dos processos, dar entrada, recursos e tudo mais, poderia ser realmente um transtorno e muita perda de tempo. Se vai abrir uma padaria, necessariamente tem que ser num local de grande circulação. Não confunda, grande circulação de veículos com grande circulação de pessoas. O fato de se instalar em uma grande avenida, não quer dizer necessariamente que o veículo vai parar e o cliente vai entrar na sua loja, ele pode passar direto. Sempre a grande discussão é que esses lugares o aluguel é muito alto ou o ponto é muito caro. Temos que entender que o aluguel, caso não seja próprio, faz parte do negócio, o que faz um aluguel ficar representativamente caro, é o volume de venda que o negócio gera. Se vai vender pouco, ou acredita que pelo menos no começo a venda será baixa e  o aluguel será um problema, busque um valor mais em conta, pois pode inviabilizar o negócio. Muitas empresas fecham em virtude das despesas fixas em relação ao seu volume de venda, acaba com o capital de giro e  não tendo como se manter, fecha. A outra questão é se vale a pena comprar o ponto para se instalar. De um certo tempo, o conselho é que fuja dessa situação, mas se é de grande interesse se instalar no local e acredita que será um grande negócio e uma questão estratégica, vai em frente, mas saiba que não é o ponto que faz a empresa, mas sim a empresa que faz o ponto, mesmo considerando que o ponto é um fator determinante para o desenvolvimento da loja. Pode ser um contra senso, mas temos muito exemplos de empresa que apesar de estarem em um ponto excelente não conseguiram evoluir e acabaram fechando. Na verdade é uma somas de fatores, que bem equilibrados, ajudam a desenvolver o negócio. Antes de abrir a sua empresa, elabore um plano de negócio, analise os contextos externos e internos, que ajuda, mas não garante resultados positivos, mas se já difícil assim, imagina quando não faz, mesmo porquê, ainda tem o dia a dia da empresa, os clientes. Fazendo uma analogia com o futebol, não acredite na desculpa que bater pênalti é uma loteria, não é, se bater mal o goleiro defende. Bons negócios e boas vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.