sábado, 12 de maio de 2012

Brasília - Uma cidade planejada.


Você caro leitor já deve ter ouvido e lido muito a respeito de Brasília, seus governantes, deputados, senadores, ministros e outros mais. Deve ter centenas de blogs falando de Brasília. Mas o objetivo dessa postagem é mostrar que apesar de ser uma cidade planejada, ser a capital do país e dos seus  recursos financeiros, vive o descaso das autoridades ao longo dos seus 52 anos. Sinceramente não sei como as pessoas que se orgulham de morar em Brasília, são capazes de aceitar e conviver com esses escândalos financeiros e políticos, ao ponto de eleger os mesmos ao longo de todos esses anos. Realmente não podemos reclamar. Estarei postando o pior de Brasília, para que os que não conhecem, possam ter um idéia mais clara sobre essa organização da cidade planejada. Muitos acreditam que Brasília foi a primeira cidade com o conceito de planejamento urbanístico, mas esse conceito é antigo, Roma foi planejada, Paris, Luziânia, município de Goias foi planejada, Belo Horizonte foi planejada, sendo assim, planejar não é o mais importante, mas administrar o planejamento e garantir a sua aplicação. Mas no Brasil, política é desfazer aquilo que o outro fez, principalmente se foi bem feito. Fotos e mais fotos serão postadas para que você morador de Brasília e vocês que moram em outras cidades mundo a fora, possam comparar e fazer a sua reflexão. Para resumir, segue abaixo a primeira de muitas a respeito de Brasília.

PASSAGEM SUBTERRÂNEA

Como sabem Brasília é um Plano Piloto em forma de um avião, dois grandes eixos cortam a cidade, na vertical e na horizontal. O eixo horizontal, mais conhecido como eixão da morte, devido a grande quantidade de acidentes e atropelamentos, liga a cidade no sentido asa sul a asa norte e vice versa, é constituído de pista largas, de grande fluxo de veículos e alta velocidade e não tem semáforos ou faixa para pedestres É do conhecimento de todos que a principal alternativa para garantir a segurança do pedestre para travessia de grandes avenidas, pistas e rodovias, são as passarelas, posicionadas estrategicamente, onde possam utilizar e garantir a sua segurança e mesmo assim, são capazes de correr o risco não utilizando. Voltando ao eixão, essas passagens foram feitas na época de inauguração de Brasília de forma subterrânea para não conflitar com planejamento artístico e urbanístico da cidade. Da mesma forma das passarela convencionais, o objetivo é a garantia de uma travessia segura e tranquila. Mesmo considerando o seu objetivo principal, o próprio usuário se a risca atravessando por cima, como aqui falamos. E ao longo dos anos essas passagens foram sendo abandonadas, ao ponto de ficarem em estado deplorável, assustador, inseguro, insalubre. Hoje, gera a dúvida se é mais inseguro passar por baixo ou passar por cima, pois segurança não existe. Segue abaixo as fotos.

 
Visão do eixo sentido asa sul para asa norte e entrada da passagem subterrânea.


Visão da descida da escada. Parece a entrada do inferno, escuro, sujo e cheiro insuportável de urina, um verdadeiro banheiro aberto.


Olhando assim fica difícil de saber o que é isso exatamente, pode ser uma combinação de água da chuva, infiltração do solo e teto e urina corroendo o piso, mas dê uma olhada no acesso, é possível  um cadeirante descer essa rampa ou essas escadas? 


As paredes pichadas é um detalhe, pode ter certeza.


Como pode ver é pra todo lado....


Será possível perceber a escuridão, diversas lâmpadas, quebradas e queimadas. Veja, além dessa condição, o risco de um assalto ou coisa pior, faz com que o usuário faça a opção de passar por cima.

Visão da parte descoberta da travessia, onde consegue perceber a escuridão das partes cobertas, onde pode acontecer o inesperado.


Visão da chegada da outra extremidade da passagem, a visão do fim do mundo. Mas é Brasília.


Não pensem que é água essas manchas do chão, é urina, o cheiro é insuportável, tem que prender a respiração e passar rapidamente do local. 


 Teria coragem de descer essas escadas???

Ao longo do eixo sul e norte tem diversas dessas passagens, é todas em estado deplorável, o abandono é total, sai governo e entra governo e a situação é a mesma. Promessas de todo tipo já fizeram ao longo de campanhas políticas, mas nenhuma saiu do papel. É claro que "eles" não passam por baixo, apenas por cima com os seus carrões oficiais pagos pelo recursos público, as pessoas menos favorecidas, se arriscam passando por cima, enfrentando os veículos em alta velocidade, para não correrem o risco de utilizarem essas passagens subterrâneas. Brasília, patrimônio cultural e da humanidade. Agora na visita da UNESCO, os representantes da Instituição e do Governo Federal, utilizaram ou fizeram uma vistoria desse serviço que deveria ser público? fica a reflexão. Vai ter mais, pode esperar.

E ai tá reclamando do quê?




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