quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

MAIS POR MENOS.



Já ouviu falar em oferecer mais por menos? A bem da verdade, é fácil ver a prática do menos por mais ou mais por mais. A grande verdade que é difícil o equilíbrio na operação seja ela qual for. Produto de qualidade, atendimento diferenciado, tudo isso tem custo e com certeza será repassado para o preço. Mas o que fazer? Normalmente para grandes empresas, já com altos custos envolvidos é difícil operar com baixos preços, a não ser por prazos limitados. O pulo do gato são as pequenas operações que se iniciam ou que já operam, e tem que competir com os grandes centros de distribuições, e como podem fazer? Tem em vista que são pequenos, a agilidade nas decisões e nas operações elevam a sua proposta de trabalho, caso queira fazer, pois não existe futuro para uma empresa pequena, que não se proponha a fazer o " Mais por menos", ou seja, oferecer o melhor e cobrar menos que o mercado cobra para fazer menos que isso. E como fazer? Operação ajustada nos custos, na produção e na venda, não tem outra forma, em ter lucratividade e rentabilidade, se ao oferecer algo de qualidade diferenciada do mercado, se internamente não estiver alinhado com essa proposta, pois caso seja o contrário, fatalmente irá falir rapidamente, ao exemplos passados. Oferecer mais por mais sendo pequeno, pode ser uma aposta a longo prazo, oferecer menos por menos é uma proposta utilizada em vários locais e dão resultados imediatos, mas não há sustentação para o futuro, com se trata de baixa qualidade o cliente tende a trocá-lo imediatamente quando aparecer a oportunidade, pode ser até ao lado. Sendo assim, qual seria o meu conselho? Fazer o que gosta, um bom plano de negócio, lembrando que o futuro não acontece, você é que faz ele acontecer, pense nisso. Espero ter ajudado.


sábado, 11 de outubro de 2014

O AR QUE RESPIRAMOS.


Sempre pensei que para a nossa sobrevivência, precisaríamos apenas de alimento e água, por mais incrível que possa parecer sem alimento podemos viver até 30 dias e sem água algum tempo até o corpo entrar em colapso. Mas porquê nunca pensamos no oxigênio? Sem ele em segundos estaremos mortos, se torna elementar em qualquer discussão com relação a sobrevivência. Mas se fosse só isso, porquê os nossos problemas se tornam tão grandes fora da realidade do que realmente é? Fraqueza, falta de motivação, depressão? Porquê a grama do vizinho é mais verde? Porquê numa sociedade que é consumida pelo errado, quando se busca fazer o certo, o certo parece errado? Porquê cultuamos o Deus e não praticamos o bem, pelo menos na sua grande maioria. Porquê o interesse pessoal sobressai ao interesse coletivo, a barganha, o conchavo? Porquê a desvalorização do serviço alheio para pagar mais barato ou até não pagar nada? Porquê não podemos viver com a verdade, sem o confronto de idéias espúrias? Bem difícil mesmo. Jogamos pedra no telhados dos outros e o nosso telhado é de vidro. Diz a lenda que o mundo não se torna pior por causa das pessoas más, mas porquê as pessoas de bem evitando o conflito deixam que o mal se instale. Viver em sociedade é compartilhar, dividir, multiplicar em busca do justo, do verdadeiro, mas o que vemos é a ostentação, o que nada tem a ver com a riqueza, fruto do trabalho, do talento, do amor ao que faz. Abrahan Lincoln ensinava: "Não fortalecerás os fracos, enfraquecendo os ricos. Não fortalecerás a dignidade se tirar do homem a iniciativa e liberdade. Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio das classes." Mas o que vemos? O que vivemos no dia a dia, não é exatamente o contrário, e onde isso nos levará, a degradação das relações, do ambiente, faltará água e o oxigênio, qual ar será que iremos no futuro respirar, ao certo o futuro é incerto, o passado já foi, nos resta viver o presente. Será?

sábado, 16 de agosto de 2014

Se eu morrer antes de você...

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Faça certo da primeira vez.



Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero. O que estava escrito é muito interessante, leiam:

1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.
2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
3. Você não ganhará $20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade. 
6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto. 
8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez! 
9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período. 
10. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar. 
11. Seja legal com os CDFs  (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles."

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Mensagem para um Amigo.


Durante toda minha vida, muitas pessoas passaram por mim, dia após dia. Mas somente algumas dessas pessoas ficarão na minha memória. Essas pessoas são ditas como amigas e as levarei para sempre em meu coração, ás vezes pelo simples fato de terem cruzado o meu caminho, ás vezes pelo simples fato de terem dito uma única palavra de conforto quando precisei. Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção e me ouvido falar de minhas angústias, medos, vitórias e derrotas. Descobri essa irrefutável verdade ao perceber o quanto são raras essas preciosidades que chegam na vida da gente e se alojam em nosso coração e em nossa existência. Nesse domingo dia 12 de Janeiro de 2014, perdi o Duke, ele tinha apenas 3 anos de meio de idade, muito jovem, faleceu de infarto. De vez em quando escuto alguém me dizer: "Para com isso! É apenas um animal!." Essas pessoas não sabem do caminho percorrido, muitos dos meus melhores momentos me foram trazidos por ele. Muitas horas em minha vida, era preenchida pela sua companhia, ao meu lado em todos os momentos, em todos os meus passos. Às vezes sentia que ele precisava mais de mim do que eu dele, mas percebi ao longo desse tempo que eu estava vivendo em função dele, das suas necessidades, da sua companhia, da sua presença. A dor imensurável da sua perda. Muitas de minhas tristezas foram amenizadas por ele, naqueles dias mais sombrios, o toque gentil, o afago, as lambidas, aquele focinho gelado, me deram conforto e motivo para seguir em frente. E se você também é daqueles que pensam que ele é "apenas um animal", com certeza deve entender bem expressões como"apenas um amigo", "apenas um nascer de sol", "apenas uma promessa". "Apenas um animal" deu à minha vida a essência da amizade, da confiança, da pura e irrestrita felicidade. Tenho absoluta certeza que nesse breve período de vida, o Duke me fez uma pessoa melhor, me fez aflorar a compaixão e a paciência. Por causa dele, me levantava cedo, fazia as caminhadas e planos para o futuro. Passamos a virada do ano juntos, exatamente para que ele não ficasse sozinho e sofresse com os fogos de artifícios, desejamos com certeza um ano melhor para cada um de nós e mesmo assim veio a perda. Em minhas reflexões, ficava imaginando como seria para ambos, eu e o Duke, se houvesse uma perda, minha ou dele, como seria difícil, mas nunca imaginei que poderia ser tão duro suportar. "Apenas um animal" fez brotar o que há de bom em mim e dissolveu os pensamentos negativos e as preocupações do dia a dia. Espero que, algum dia, as pessoas entendam que não é "apenas um animal", mas a condição que me torna mais humano e me permite não ser "apenas um homem".

"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar...Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre..."   Bob Marley

Em memória do meu amigo e companheiro.

Texto de autor desconhecido e adaptado por Marciel Vieira