quarta-feira, 1 de abril de 2009

AGREGAR MAIS VALOR E SER EXCLUSIVO.

Como estabelecer o preço do seu serviço ou produto? Quando falamos em produto, e do mesmo produto fica mais difícil pois é comparável. Em algumas ocasiões o mercado se mostra agressivo, principalmente quando relacionado a preço, normalmente acompanha-se os preços praticados sob pena de não vender os produtos em estoque. Podemos falar de produtos, que não são comparáveis, um bom exemplo é o pão francês. Veja que a forma, o atendimento, instalação, a localização, a qualidade, faz de um produto de fácil comparação em um produto não comparável, em um produto exclusivo, isso é gerar valor ao produto. Os especialistas falam que a empresa determina o preço de venda do seu produto e não o mercado, os que vivem o comércio na prática e não na teoria, não concordam com essa afirmação. Por diversas vezes em mesa de negociação com fornecedores, utilizávamos o preço de venda da concorrência como ponto de partida para negociação dos custos, de certa forma, o mercado estabelece o preço de venda, a não ser que o produto seja exclusivo. É possível ter um produto exclusivo no dias de hoje? Tenho absoluta certeza que sim, podemos utilizar o exemplo do pão francês e ter um produto exclusivo, tudo vai depender de que forma será colocado à venda. O serviço é outro produto que pode ser exclusivo. Ser detentor de um conhecimento que nenhum outro tem, fica mais fácil estabelecer o preço de venda, pois não tem concorrente. Me deparo todos os dias com pessoas que não valorizam o trabalho dos outros, mesmo sabendo que ele não é capaz de fazer igual ou pelo menos parecido. No âmbito intelectual, do conhecimento e do talento é mais amplo, apesar de ser um serviço, ainda pode ser comparável, exatamente pelo que se pode produzir. Dizem que não é preciso ser padeiro para saber se o pão é bom ou não. Comentarista de futebol é outro exemplo, apesar de nunca ter jogado futebol profissionalmente, tem um monte deles fazendo os seus comentários a respeito e a comparação é inevitável. O serviço segue o mesmo princípio no meu entender a respeito do produto, para que não seja comparável, vai depender do valor que agregar. Veja que um simples bom dia, olhando nos olhos e um belo sorriso, pode ser não comparável. Parece coisa simples, mas pode ter certeza que são poucos os casos, apesar de todas as orientações e treinamento. Para ser exclusivo, não comparável, não precisa fazer muito, a grande maioria já saí de casa com vontade de voltar.

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