terça-feira, 12 de maio de 2009

O QUE É ÓBVIO PARA VOCÊ , PODE NÃO SER PARA MIM.


Antes de entrar nesse contexto, o que é óbvio? Segundo o Dicionário Priberam, quer dizer:


Bem manifesto; que se apresenta de si; que salta à vista, claro, evidente.


Parece simples, Mas não é. Apesar da definição, o que parece óbvio para você, pode não ser para mim, pelo simples fato do conhecimento, de saber fazer, da técnica, do dom de Deus, do Talento, etc. Vamos a um simples exemplo: Um suco de fruta tem colesterol? Claro que não, o colesterol é na sua grande maioria produzido pelo próprio organismo e por consumo de derivados de origem animal, ou seja, carnes vermelhas, leites, ovos, crustáceos, etc...Agora porquê um empresa destaca na embalagem do seu suco de fruta que não contém colesterol? Pois bem, se colocar lado a lado uma embalagem com essa informação (Sem colesterol ) e outra sem, pode ter certeza que a que vai vender mais é a que consta a informação sem colesterol. Porquê isso? Exatamente pela falta de informação e pela ânsia de consumir cada vez menos o tal colesterol. Se a pessoa não sabe que o próprio organismo é que produz a maior quantidade de colesterol, como poderá saber qual a origem? Podemos utilizar um outro exemplo. Na era da tecnologia, ainda tempos pessoas que não sabem passar um email ou muito mais além, nem email tem. Temos que ter essa preocupação. Você passa uma mensagem e anexa um arquivo com uma extensão, acreditando que a pessoa poderá abrir e em seguida ela liga pedido para que passe de novo, pois não conseguiu abrir. Você está dirigindo numa avenida e no cruzamento tem uma placa de PARE, você espera que a pessoa pare ou segue em frente? Parece óbvio que a pessoa deveria parar, mas pode ter certeza que não é assim que funciona. Dirigir hoje em dia, tem que dirigir para você e para os outros e evitar diariamente acidentes. Nas empresas enfrentamos todos os dias essas questões, as pessoas acreditam que todo mundo deveria saber de tudo e não é bem assim. Na grande maioria dos casos as pessoas deveriam se preocupar também com os clientes que chamamos de clientes internos. É muito comum colaboradores desconhecerem todas as atividades do grupo a qual irá trabalhar ou até que já trabalha algum tempo. Implantar o processo de integração, ou seja, fazer o colaborador conhecer no seu primeiro dia de trabalho, instalações, equipe, gerentes, diretores, o histórico da empresa, sua missão, sua visão e posteriormente ingressar no seu setor a qual foi contratado é imprescindível. O processo de integração, faz com que o colaborador possa conhecer a empresa a qual irá trabalhar e possa ser uma pessoa capacitada para atender o seu cliente da forma desejada. Parece uma situação óbvia, mas não é o que acontece, normalmente o colaborador é contratado e imediatamente assume o posto de trabalho e desconhece por completo a empresa pelo qual irá trabalhar e o seu desempenho perante aos seus clientes fica a desejar. Precisamos melhorar os resultados, e imaginamos fórmulas mágicas, levantamentos de custos para implantar novas técnicas e equipamentos e esquecemos de elementos básicos, a simples e barata informação e melhor que isso a comunicação. Toda vez que for tratar de um assunto com uma pessoa do seu meio de atividade, pense que nem tudo pode ser óbvio, mesmo porquê não temos a obrigação de saber tudo. Integre o seu colaborador a sua empresa, distribua a informação de forma clara e positiva, ganha você com maior agilidade e produtividade, ganha o seu cliente com o melhor atendimento. Informação e comunicação não são as mesma coisa. A informação é objetiva e fria. A comunicação é qualitativa e empírica. O computador é capaz de passar informações, mas somente as pessoas são capazes de se comunicar. Lembre-se disso.

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