terça-feira, 30 de junho de 2009

CAIXA DE SUGESTÕES.


A caixa de sugestões é uma ferramenta importante e barata para entrar em contato com o cliente. Na grande maioria das vezes nos surpreendemos com os resultados. Agora vejamos, grandes lojas de departamentos, supermercados, hospitais, etc.. utilizam esse canal de comunicação. Pois bem, se você for utilizar para fazer uma sugestão ou reclamação, quando acha o tal lugar, tem um segurança do lado ou uma atendente, para ficar de olho no que está escrevendo, quando não é isso, não tem papel, quando tem papel não tem caneta e provavelmente não terá os dois. Esquecido no canto da parede, cheio de poeira e servindo de lixeira, esse é o quadro que normalmente se encontra quando falamos em caixa de sugestão. Além da sugestão, o cliente ainda tem que ter a caneta e o papel. Não pense que é um exagero. A iniciativa não acompanha a necessidade da manutenção, muitos não gostam, pois é importante responder formalmente, escrever para o cliente, demonstrar que a opinião dele é importante e que tem valor, mas isso toma tempo e dá trabalho. Quando o cliente se dispõe a buscar e escrever o seu sentimento a respeito da sua experiência, é simplesmente porquê ele se importa, quer mudanças, melhorias no atendimento, na exposição, na mercadoria, na limpeza, etc... e são condições fáceis de serem atendidas e mesmo que não sejam, só o fato de responder explicando os motivos, já se torna importante. Esqueça aquelas cartas prontas, onde só preenche o nome e a data, isso não serve, o cliente percebe ou a Ouvidoria, essa que você manda as cartas para que sejam respondidas e elas simplesmente desaparecem. Esqueça o cidadão que só lê as sugestões, as reclamações ele deu um jeito de sumir com elas. Esqueça tudo isso. O cliente que vai na sua loja e por algum motivo não gosta de alguma coisa e não escreve, não se manifesta, é porquê, pouco importa para ele o que esteja acontecendo, ele não vai voltar. Esse cliente você já perdeu. A caixa de sugestão é uma ação estratégica, podendo ser utilizada, não só para loja inteira, mas dividida em departamentos, nos setores, nos banheiros, contanto que seja bem utilizada e que sirva para conduzir na evolução dos procedimentos diários. Responsabilizar uma pessoa, não adianta deixar por conta, não funciona. Uma pessoa responsável que possa manter em bom funcionamento e com as devidas respostas e soluções, quando for possível. Pode-se utilizar para o cliente interno e externo, os colaboradores podem e devem dar sugestões buscando melhorias. Pode ter certeza que o cliente que se importa com a sua loja e puder se manifestar, irá fazê-lo e com isso te ajudar a melhorar o seu dia a dia. Um cliente satisfeito torna o seu dia mais agradável. Pratique o ato de conhecer o seu cliente, de saber as suas necessidades, dos seus hábitos, dê a importância na justa medida e será recompensado. Boas vendas, bons negócios.

Um comentário:

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