sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CORES DA SUA EMPRESA


Os estudos demonstram que as cores têm o poder de transmitir sensações, impressões e determinar comportamentos no indivíduo. As organizações adotam a inclusão das cores em seus estabelecimentos de forma estratégica para identificar, motivar, estimular e no caso de hospitais e clínicas, a utilização da cromoterapia para ajudar o próprio paciente na sua recuperação, estimulando, alterando ou mantendo as vibrações do corpo na freqüência que resulta em bem estar. O propósito da postagem, não é gerar uma imaginação fértil, pelo contrário, a idéia é promover a reflexão, mas com os pés no chão, buscando soluções que tenha equilíbrio entre o custo e o benefício. Não estamos falando de pinturas especiais ou de cores diferenciadas. A utilização do básico com resultados positivos. Observo que na procura de criar um ambiente charmoso, acaba-se indo para o glamoroso e isso custa caro e a manutenção também. Não precisamos gastar muito para termos os objetivos alcançados, basta para isso, planejar e colocar em prática aquilo que foi determinado. Algumas empresas, a exemplo de restaurantes e/ou empresas de alimentação utilizam cores fortes que estimulam a ansiedade e a vontade de comer, veja que isso pode ser bastante significante para que um produto ou estabelecimento possa ter mais sucesso do que o seu concorrente direto. Entenda que as cores além de comunicar, são ferramentas importante para vender mais. Observem em suas compras, que as embalagens de bebidas e alimentos, utilizam muito o amarelo, laranja e o vermelho, cores fortes que estimulam o consumo. A determinação das cores não pode ser objeto de gosto pessoal quando tratamos de negócio. O grande desejo de qualquer empresário é ter mais clientes e elevar o ticket médio das compras, um ambiente agradável e bem planejado visualmente, pode fazer uma grande diferença nessa questão. Quando escolhemos uma cor, precisamos entender que estamos trabalhando com elementos que estimulam de forma imediata e que provocará reações ao seu consumidor ou cliente e essas reações podem ser, dependendo da escolha, positivas ou negativas, daí a importância do estudo. Observe que estádios de futebol aonde concentram um grande número de pessoas, altamente estimuladas e motivadas, não utilizam cores fortes, e não é por acaso, é exatamente para não gerar mais energia, aonde já tem demais. Utilizam cores mais suaves para acalmar o ânimo dos torcedores. Veja a importância disso. As cores influenciam no comportamento de várias maneiras, mais pela emoção do que pela razão. Quando vamos elaborar um trabalho, precisamos ter bem claro o objetivo e conhecer os significados das cores, para que de certa forma, possa lhe ajudar na estratégia traçada. Um simples cartão de visita, já pode ser um fomentador do seu negócio, bem elaborado, design moderno, que possa de imediato transmitir um pouco da sua empresa ou imagem. O ponto importante é a preocupação com o uniforme, internamente identifica as pessoas, externamente é a imagem da sua empresa, que deve ser de forma positiva e atraente. Para terminar, um fator importante é que as cores combinadas, ou seja, duas ou mais cores, pode gerar um efeito contrário ao desejado, potencializando ou anulando o efeito natural de apenas uma cor. Por essa razão a necessidade de planejar para equilibrar e gerar harmonia, sempre respeitando o seu tipo de negócio e o objetivo a alcançar. Abaixo algumas cores e seus significados. Faça bom uso, tanto na área empresarial com na pessoal.

Tabela de Cores



11 comentários:

  1. Olá Vieira!
    Tenho uma loja de cosméticos, vendendo shampoos, esmaltes, utensílios para salão de cabeleireiro. Estou na dúvida em qual cor pintar o interior da loja. Pensei utilizar o preto e o branco, ou talvez o preto e o lilás, sabendo que temos clientes masculinos tambem. O preto seria só para detalhes de textura, mas a cor para combinar ainda é dúvida. Preciso de uma cor para ampliar o espaço e trazer luminosidade, sem ficar com excesso de informação por causa dos produtos que são bem coloridos. Pode me ajudar? Manuella Muanis.

    ResponderExcluir
  2. Manuella, fico feliz pelo seu contato. Mas vamos ao que interessa. Antes de definir as cores da sua loja, precisa definir o perfil do seu cliente. Em seu comentário, você fala que tem uma loja de cosmético, sendo assim, entendo que a loja já está aberta e espero que tenha definido o seu cliente. O segmento de cosméticos segue em alta já a vários anos e a concorrência também, a cada dia abre uma loja para venda desse segmento, incluindo as farmácias. Da mesma forma que a cor favorece, ela pode prejudicar. A cor preta é muito usada para formalizar e criar um ambiente formal e elegante. O branco amplia ambientes, ou seja, um espaço fica muito maior do que realmente é, simplesmente pintado de branco. O espelho é outro truque para ampliar ambiente e dar um toque especial. Uma loja de cosméticos, já tem uma explosão de cores em virtude das embalagens. Cores fortes como o lilás, apesar do poder de atração, segue na mesma forma para expulsar o cliente da loja, o que não aconselho. Sendo assim e resumindo, aconselho, que utilize o preto com letras brancas em placas de informações, caixa, setores, etc. Utilize o branco para ampliar o espaço e deixar o ambiente mais claro, economizando energia elétrica e o espelho, principalmente no fundo da loja para criar a sensação de infinito. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vieira...
    tenho uma agencia de empregos domésticos, hj a cor da faxada da minha empresa é verde claro... ja estou enjôada desta cor, gostaria d colocar uma cor mais vibrante, mas tenho medo em errar pois é um sobrado ao mesmo tempo q kro chamar atenção, kro q tb seja elegante.
    pensei em vermelho, mas tenho um pouco d medo.
    lembrando q as cores d dentro são verde, lilas e branco... q tb kro mudar em breve.
    Michele Curi

    ResponderExcluir
  4. Michele, fico grato pelo seu contato, vamos ao que interessa: Uma empresa de serviços domésticos, tem que demonstrar seriedade, fidelidade, sutileza. Sendo assim a cor mais indicada seria o Azul, como o branco demonstra pureza, limpeza e tranquilidade, na minha modéstia opinião, deveria combinar o azul com o branco na sua fachada. Sempre lembrando que cores fortes, apesar de chamarem atenção, provoca ao mesmo tempo o cansaço visual. Na sua linha de negócio, deve buscar uma condição mais confortável e tranquila, com certeza será um canal de comunicação do seu negócio com os seus clientes. Outra opinião é quem busca serviços domésticos, não busca elegância, e sim, eficiência e praticidade, só em casos de mordomos e governantas é que se exige elegância. Espero ter ajudado.

    Marciel

    ResponderExcluir
  5. Oi Vieira!
    Gostaria, se possível, de uma opinião. Estou em negociações para entrar em um sociedade, em uma loja de roupas (na realidade, uma boutique). Hoje ela é branca em preta, o pé direito é bem baixo.
    Qual sua sugestão para "levantar" o teto? E vc acha preto e branco bom?

    Obrigada!!!
    Um abraço.
    Selene

    ResponderExcluir
  6. Oi Vieira!
    Tenho uma loja de artigos de festa e descartável . Gostaria de saber qual é a melhor cor para o interior da loja (ou pintar umas 2 paredes ) para estimular as vendas. A fachada da loja é amarela e detalhes em vermelho.
    Obrigada
    Abç
    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Luciana, obrigado pelo seu contato. Já fui vendedor de artigos de festas e descartáveis, e sei que a todo momento existe a necessidade de mudanças, tendo em vista o mercado de filmes infantis, e as mães e as próprias crianças querem o lançamento. Tendo em vista essas considerações, a própria fachada da loja já é chamativa, os artigos de festas também chamam muita atenção, pintar as paredes do estabelecimento com outra cor além do branco, poderia criar conflito com as próprias peças de decoração infantil, gerando até a falta de percepção do cliente. Na minha humilde opinião, deveria pintar de branco e para dar uma quebrada se assim desejar, decorar com personagens que sempre tem grande destaque nas escolhas dos clientes, trabalhe com adesivos ou telas para quebrar um pouco do branco sem criar uma poluição visual. O ser humano de forma geral olha mas pra cima do que para baixo, dessa forma verá primeiro os painéis nas paredes,podendo até fazer uma escolha através desse direcionamento. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  8. Ola Vieira. Tudo bem? Vendo kits para berço de bebê no Mercado Livre e estou montando uma loja virtual. O nome fantasia da empresa é Soninho do Bebê e meu público alvo são as mulheres grávidas e seus maridos. Quais as cores que devo usar nos anúncios e até mesmo no site que pretendo fazer. Caso queira ver meus produtos para ter uma ideia melhor, o endereço é www.soninhodobebe.com.br. Desde já agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Cleber, grato pelo seu contato, vamos lá: As peças que você vende no Mercado Livre, já faz essa proposta de cor. Em quarto de bebê os pais buscam cores suaves, exatamente para ter aquele ar de tranquilidade, de silêncio, de paz, e o berço e acessórios devem combinar com o tom da cor do quarto, sendo assim, deve buscar na sua loja virtual, tons de cores suaves, pois é isso que a mãe, principalmente ela vai buscar. Sempre lembrando que cor também é moda, mas no seu caso fixe a idéia no tradicional, pois é oneroso ficar mudando cor de site e acaba perdendo identidade. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  10. Boa dia Vieira
    Vendo cosméticos há alguns anos e sou maquiadora. Estou montando um ponto pequeno onde irei vender produtos a pronta entrega e farei maquiagens.é uma loja de bairro,sendo um cômodo de frente pra rua (eu moro nos fundos) comprei móveis brancos pq o ambiente é pequeno ...mas gostaria q vc me ajudasse no seguinte : eu preciso de uma cor q estimule a venda ...e essa cor eu coloco na vitrine, na decoração e em 1 parede ? Qual cor ?
    Aguardo ansiosamente, pois já estou em obra.
    Obrigada
    Kezia Vieira

    ResponderExcluir
  11. Kezia, grato pelo seu contato, sendo um cômodo pequeno e de bairro, o ideal que combine o seu ambiente com espelhos, pois os mesmos possibilitaram o efeito de aumentar e criar uma ambiente mais sofisticado. A cor adotada para paredes podem ser mantidas, mas utilize placas na cor preta e letras brancas, para criar uma sinalização mais elegante e se possível utilize quadro decorativos com elementos motivantes das linhas de produtos e serviços que irá vender, os próprios fornecedores podem lhe fornecer esses materiais promocionais. Lembrando que as pessoas buscam novidades, sendo assim, busque uma forma de se renovar de forma periódica, principalmente a vitrine, caso tenha. Resumindo: Paredes brancas, espelhos em pontos para criar o efeito de aumentar o ambiente, sinalização em preto e branco e quadros ou poster de elementos que possam estimular a compra e o serviço. Sucesso, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.