segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO


O objetivo dessa postagem e aumentar a eficiência das pessoas que ocupam posição de liderança ou até mesmo as que tenham essa pretensão, permitindo que estas produzam melhor, em menos tempo, compatibilizando suas metas pessoais e profissionais, com um menor desgaste e dispêndio de energia física e mental. A Administração do Tempo começa com a auto descoberta, isto é, como utilizamos o nosso tempo, o que não nos satisfaz e o que desejamos mudar. Administrar o Tempo é uma forma racional e sistemática de mudança, baseada no bom senso, na auto-análise e na observação do próprio comportamento. Á base fundamental de uma boa administração do tempo é o auto-avaliação e a vontade de mudar. Uma pessoa centralizadora tem sérios problemas em administrar o seu tempo, normalmente nunca tem tempo para nada e mesmo assim sobrecarregada de tarefas e obrigações. Veja que uma pessoa centralizadora tem medo, tem receio e absorve todos os problemas e situações que normalmente não são de sua responsabilidade. A primeira providência é ter coragem de mudar e se organizar. Uma agenda é capaz de revolucionar o seu comportamento e estabelecendo prioridades e não permitindo que se altere ao longo do dia, caso não seja urgente. Ser fiel ao planejamento elaborado é fundamental para que no fim do dia de trabalho, tenha a sensação de produtividade, sem um desgaste desnecessário. Falar da agenda é um ponto importante, mas organizar as ações é muito mais. Entenda que fazer uma agenda, não o torna eficiente se não organizar as tarefas do dia, sabendo exatamente como começar, as ferramentas que serão utilizadas, as pessoas envolvidas e como finalizar. Uma agenda e uma simples folha de papel é suficiente para transformar uma operação desastrosa em uma atividade produtiva e eficiente. Como podem ver, o desperdício de tempo não está ligada apenas a um fator específico, são um conjunto de situações desfavoráveis que levam a perda significativa de tempo e produção , segue abaixo alguns pontos importantes.


O que pode causar o desperdício de tempo, a falta de:


• Planejamento e definição das prioridades.
• Informações eficientes e utilização dos recursos existentes.
• Disciplina no cumprimento da agenda estabelecida .
• Definição clara de objetivos na execução das tarefas .
• Decentralização das decisões.


Como podemos melhorar o nosso desempenho profissional e pessoal:


• Planejamento eficiente produz melhores resultados.
• Organização de tarefas, determinar pessoas certas para o trabalho e a utilização dos meios e ferramentas adequadas para realização dos serviços.
• Comunicação, utilização dos meios eletrônicos, como telefone, emails, MSN, evitando o deslocamento desnecessário e ganho em produtividade.
• Tomada de decisões fundamentadas, objetivas e claras a todo pessoal envolvido, ajuda a buscar os objetivos traçados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.