sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pulmão de Aço - Parei de reclamar

Esses dias atrás vi uma reportagem sobre a Eliana Zagui que está internada há 36 anos no Hospital das Clínicas em São Paulo, devido a uma paralisia desde os 2 anos de idade. Para ser sincero, já vi diversos vídeos e depoimentos de auto-ajuda e superação. Pessoas com todo tipo de deficiências e necessitando de cuidados especiais, que levam uma vida feliz, mas nenhum desses casos me tocou tanto como esse ao ponto de mudar a minha visão do mundo. Em um dos seus depoimentos ela diz: " Pode até ser que eu seja um exemplo de vida, mas prefiro que você que está me ouvido, viva a sua vida, pois vale a pena e seja um exemplo para seus filhos, para os seus amigos e acima tudo, pare de reclamar." Eliana Zagui, talvez não tenha sido exatamente essas as palavras, mas com certeza foi uma lição. Parei de reclamar.

Marciel

Eliana Zagui está internada há 36 anos no instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, em São Paulo, devido a uma paralisia que, desde os dois anos de idade, a fez perder os movimentos do pescoço para baixo. Hoje lançou um livro que escreveu com a sua boca.
O seu primeiro livro de memórias é lançado esta terça-feira com o título Pulmão de Aço – uma vida no maior hospital do Brasil
Eliana explicou ao jornal ‘A Folha’ a origem do nome pulmão de aço, referente a «uma máquina, inventada na década de 1920, parecida com um forno», onde as pessoas com insuficiência respiratória eram colocadas com a cabeça de fora e onde ela própria já esteve, devido aos problemas respiratórios de que também sofre.
Eliana aprendeu inglês, italiano, tirou um curso de história de arte e tornou-se pintora, tudo enquanto estava deitada numa cama, condição em que se encontrada desde os dois anos.
Apesar das dificuldades motoras e também respiratórias, alcançou estas metas utilizando apenas a boca para escrever, pintar e ‘teclar’.
Eliana relata no seu livro que esteve próxima do suicídio. «Avaliava as possibilidades: arrancar o tubo da traqueia com a boca, cortar ou furar o pescoço», conta, nas páginas onde também brincou com a situação, ao dizer que «até para morrer antes da hora precisamos da ajuda de alguém».
Aos 38 anos, a mulher acrescenta ainda que «volta e meia, essas ideias ainda a visitam, mas que hoje tenta aliviar as suas angústias nas sessões semanais de análise» que frequenta.
Eliana disse que espera que o seu livro ajude «aqueles que não querem nada com a vida». «É claro que cada um tem as suas dores. A minha desgraça não é maior que a tua nem a tua é maior que a minha. Mas é sempre bom poder aprender a tirar o que vale a pena da vida», defendeu.

Fonte: ©Folha de São Paulo

Respirador ou ventilador mecânico ou Pulmão de aço é o equipamento eletromédico cuja função é bombear ar aos pulmões e possibilitar a sua saída de modo cíclico para oferecer suporte ventilatório ao sistema respiratório. Não substitui os pulmões na função de troca gasosa (hematose) sendo um suporte mecânico à "bomba ventilatória" fisiológica (diafragma e múculos acessórios da respiração). Sua invenção possibilitou o nascimento das Unidades de Terapia Intensiva possibilitando o tratamento dos pacientes com quadros graves, em insuficiência respiratória por qualquer causa como doenças pulmonares (DPOC, pneumonias, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, etc.) ou extra-pulmonares (choque, parada cardio-respiratória, etc). Pode ser adaptado aos pacientes por meio de uma prótese traqueal (tubos na traquéia) ou através de máscaras especiais cobrindo o nariz ou o nariz e a boca (procedimento chamado de ventilação não-invasiva).

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Link para acesso a livraria on-line: Pulmão de Aço.

2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo seu blog e pelos temas abordados, este então me deixou muito interessada e satisfeita, eu tb ouvi a reportagem desta moça Eliana e estou curiosa em ler o seu livro, pois minha vida tem uma dádiva de Deus me abençoando e me ajudando dia-a-dia, ando pela fé, já fiz 25 cirurgias e como meus médicos dizem sou patrimonio da santa casa de sp, e qdo estou lá é como selá fosse uma parte de mim, é estranho por em palavras nossas sensações,sentimentos e fatos reais de nossa vida. Mas gosto muito de algumas frases de Augusto Cury e uma delas diz assim: Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.
    Todos temos limitações, imperfeições, mas só compete a nós viver a vida ou não vivê-la, ser feliz ou não ser feliz, ser salva e curada por Jesus Cristo ou não. Somos importantes, testemunhos vivos que estamos aqui para glorificar à Deus seja em qualquer situação.
    Continue ...avance...conquiste...e o mais importante creia, confie em Deus pois Ele deu seu unico filho a morrer pelos nossos pecados para nos conceder a vida eterna!
    Um abraço e paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, fico feliz com a sua participação, motiva a continuarmos a seguir em frente com o Blog e poder esclarecer e de alguma forma ajudar. Na minha vida, nada foi fácil e continua assim, uma luta diária e sempre ficava questionando a própria sorte. Como relatei no post, sempre buscava respostas e motivação, mas aprendi com essa reportagem e com a Eliana, devemos viver a vida com responsabilidade, com fé, com trabalho e parar de reclamar, pois acredito que temos uma missão, para uns é revelado mais cedo e para outros essa revelação é mais tarde. Te desejo força, coragem e saúde. Fique com Deus.

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.