segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

JÁ COMPROU PRODUTO VENCIDO?

Por diversas vezes já ouvimos na mídia noticiais a respeito de estabelecimentos vendendo produtos de origem duvidosa e vencidos literalmente. A outra situação bem comum é o produto apesar de não estar com o seu prazo de validade vencido, não apresentar condições ideais para estar na área de venda. E porquê isso acontece? Primeiro não podemos generalizar, segundo é por diversas condições que geram essas situações desagradáveis. Nunca em minha vida de varejo em grandes redes multinacionais, vi ou ouvi alguém dar ordem para vender produtos sem condições de venda, mas isso não quer dizer que não aconteça, ou que não não tenha acontecido, não é verdade? e nem estou aqui para fazer denúncia, mesmo porquê não é o canal para isso. A intensão é passar algumas dicas para que você consumidor ou comerciante, ao fazer uma compra  em algum estabelecimento de sua preferência preste atenção em alguns detalhes, principalmente em produtos do departamento de perecíveis. Vamos lá:

Padaria: Observe que geralmente nos grandes estabelecimentos comerciais os pães ficam exposto em balcão, etiquetados com a data de fabricação e a validade do produto, mas isso não quer dizer que o produto tenha realmente sido feito no dia que a embalagem está dizendo, pode, veja, estou dizendo que pode, não estou afirmando que foi, mas pode ter sido reembalado. O pão em virtude da perda do líquido, pois desidrata, começa a ficar duro, ou seja perde a maciez natural de um pão feito no dia, com facilidade, apertando o pão perceberá a diferença entre um pão feito no dia e outro feito no dia anterior ou bem antes. Muitos consumidores se atentam pela data da embalagem e não olham com atenção o produto, é um conjunto de fatores, validade e apresentação física dos produtos. Farinha de rosca é uma outra situação comum , ou seja, não se faz farinha de rosca e torrada de pão novo. Caso queira torrada ou farinha de rosca, leve o pão novo para casa, deixe de um dia para outro e faça as torradas ou farinha, dessa forma terá o controle absoluto sobre o produto. Quando ver um quantidade muito grande de farinha de rosca no estabelicimento que faz normalmente as suas compras, pode ter a certeza que estão fabricando pão demais e vendendo de menos.

Peixaria: Ao contrário da padaria o balcão da peixaria e desmontado e montado todos os dias, pelo menos é o correto, caso não seja, é fácil de observar pelo o acumulo de sujeira na parte de baixo da montagem do balcão, o que isso quer dizer: em virtude de ser um balcão montado com gelo e devido as exposição do peixe, se faz necessário durante o dia a reposição e no fim do expediente a retirada por completo do gelo utilizado e no dia seguinte da mesma forma e assim por diante. Dependendo da localização da loja, o pedido é formulado e o peixe vem de longe, principalmente de áreas ou locais muito distantes do litoral. O que precisa ser feito na hora de escolher o peixe: Primeiro escolher peixes da oferta ou promoção, porquê isso? tendo em vista a grande quantidade  a ser vendida, normalmente esses peixes vem frescos e ótimos para consumo. Segundo: Caso não lhe agrade a oferta, procure e examine o peixe que estiver com cabeça, esqueça literalmente peixes sem cabeça, normalmente tira-se a cabeça para não demonstrar que o peixe já está sem condições de venda, escolha peixes de constituição firme, ou seja, corpo e escamas, caso tenha, guelras de tom vermelhados e olhos brilhantes. Não compre peixe postado, caso queira assim, utilize a técnica descrita acima, escolha o peixe e  mande postar da forma que desejar. Olhe nos olhos, se achar que o peixe está precisando de colírio, escolha outro.

Açougue: As carnes são o mesmo exemplo da peixaria, o balcão do açougue são montados todos os dias e durante o dia a reposição. De mais fácil percepção, a carne tem que está vermelha, sem sangramento, muitos estabelecimentos utilizam um absorvente específico para esse tipo de situação, exatamente para conter o fluxo de sangue que sai da carne, em virtude do choque térmico, ou seja, sai de uma temperatura muito baixa para uma mais alta. Sem reforma, o que quer dizer isso, em virtude de um grande tempo em exposição a carne escurece, para não se perder a peça, se faz a reforma, descascando a carne por cima, até tirar as partes escuras e repondo logo em seguida no balcão. Com relação as carnes embaladas à vácuo é verificar a embalagem para ver se não entrou ar e o prazo de validade, ao contrário da carne comum, as embaladas à vácuo tem uma aparência mais escura, mas após a retirada da embalagem, normalmente em contato com oxigênio volta a ficar vermelha. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, com relação a carne de primeira e carne de segunda, posso afirmar que comprando em estabelecimento onde os produtos tem origem controlada, toda carne é de primeira. Um boi antigamente era abatido com 5 anos de vida, hoje abatem com 2 anos e confinado, o que estabelece uma maciez maior na carne, é claro que cada corte tem a sua característica e uso, não podemos pegar um corte de picanha para fazer um cozido, sendo assim, fica mais fácil, primeiro saber o que quer fazer e depois comprar a carne ideal para esse prato.

Friambreria/Salchicharia/Embutidos: Bom esse é setor complicado, pois a grande maioria dos produtos ali vendidos são manipulados, ou seja, são transformado ou fracionados para serem vendidos em pequenas porções, a exemplo: pizza, frango assado, lingüiça, salchicha, azeitonas, bacalhau, entre outros e dependendo da loja ainda tem a lanchonete.  É difícil saber se o produto fracionado está dentro de um critério rigoroso de consumo, de armazenamento, de controle de vencimento, não estou dizendo que não tenha, mas a minha experiência deixa em alerta esse tipo de procedimento. Em alguns estados do Brasil, já não se permite  vender a granel alguns produtos, devido a grande dificuldade no controle, ou seja, tem que estar bem embalado, etiquetado. Mais uma vez, atente pelo vencimento, mas principalmente pelas características do produto.

Hortifruti-granjeiro: Esse é indiscutivelmente o mais fácil na hora da compra, por ser extremamente perecível a identificação do produto é visível. Apesar da facilidade na escolha, muitas pessoas preferem fazer compras aos domingos, a questão é que aos domingos não exsite abastecimentos por parte dos fornecedores, pelo menos a maioria, e o que acontece é que se compra para abastecer o sábado e o domingo, o que pode ocorrer um qualidade pouco desejável, sem contar o atendimento, os estabelecimentos diminuem muito o números de funcionários o que dificulta o atendimento de forma geral. Existe nesse setor alguns produtos embalados, que deve-se ter atenção também ao vencimento, mas de maneira geral o cuidado é o mesmo, tem alguns produtos que apesar da boa aparência externa já não apresenta a mesma qualidade por dentro. No dia a dia, principalmente em lojas de grande consumo, a maioria dos produtos são renovados diariamente, o que eleva a qualidade do setor. Se for fazer compras de produtos perecíveis, apesar do domingo ser um dia mais tranquilo, procure fazê-lo durante a semana e deixe os domingos para os demais produtos.

Fique alerta e boas compras e boas vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.