quinta-feira, 18 de março de 2010

A ARTE DE MANIPULAR OS FATOS

Bando_do_Buraco_na_Parede

Judy Wallman é uma pesquisadora na área de genealogia nos Estados Unidos. Durante pesquisa da árvore genealógica de sua família deu de cara com uma informação interessante.

Um tio-bisavô, Remus Reid, era ladrão de cavalos e assaltante de trens.

No verso da única foto existente de Remus (em que ele aparece ao pé de uma forca) está escrito:

"Remus Reid, ladrão de cavalos, mandado para a Prisão Territorial de Montana em 1885, escapou em 1887, assaltou o trem Montana Flyer por seis vezes. Foi preso novamente, desta vez pelos agentes da Pinkerton, condenado e enforcado em 1889."

Acontece que o ladrão Remus Reid é ancestral comum de Judy e do senador pelo estado de Nevada, Harry Reid.

Então Judy enviou um e-mail ao senador solicitando informações sobre o parente comum.

Mas não mencionou que havia descoberto que o sujeito era um bandido.

A atenta assessoria do Senador respondeu desta forma:

"Remus Reid foi um famoso cowboy no Território de Montana.

Seu império de negócios cresceu a ponto de incluir a aquisição de valiosos ativos eqüestres, além de um íntimo relacionamento com a Ferrovia de Montana.

A partir de 1883 dedicou vários anos de sua vida a serviço do governo, atividade que interrompeu para reiniciar seu relacionamento com a Ferrovia.

Em 1887 foi o principal protagonista em uma importante investigação conduzida pela famosa Agência de Detetives Pinkerton.

Em 1889, Remus faleceu durante uma importante cerimônia cívica realizada em sua homenagem, quando a plataforma sobre a qual ele estava cedeu."

Não é sensacional?

Palavras e números podem ser manipulados pra dizer o que o manipulador quiser!

Sinceramente, desde do secundário, não acreditava em tudo que lia, a própria descoberta do Brasil, que por anos foi creditada por erro de navegação, descuido, por acaso e na verdade já se sabia que o território existia, foi uma questão de tempo. Estou publicando essa matéria, de origem e autor desconhecido, para fomentar o raciocínio na leitura, livros, jornais, revistas, internet, etc.… Continue lendo, mas antes de acreditar no que está escrito e utilizar isso como referência, procure saber e se fundamentar, para não correr o risco de acreditar naquilo que não existe ou numa mentira deslavada.

A foto acima não está relacionada ao texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.