Não é de hoje que agências de propagandas deixam os seus interlocutores, apresentadores e artistas de maneira geral numa situação que podemos dizer constrangedora, uma saia justa. A propaganda que verá abaixo com apresentação do Reynaldo Gianecchini é da inauguração do Pintos Shopping, de uma família tradicional e respeitada de Terezina-PI. Toda essa polêmica provavelmente não terá tanta repercussão na cidade, em virtude do conhecimento da população com relação a família, mas não se pode negar o duplo sentido considerando o nome do shopping: “Tudo o que você mais gosta, no lugar que você sempre quis. Pintos Shopping.” É de um mau gosto, que chega ser cruel. A propaganda, principalmente na mídia de massa, pode gerar uma imagem tão negativa, que só o tempo poderá ser o senhor da razão.
É muito comum sonhar sem limites, mas quando tratamos de buscar esses sonhos sem planejar, passa a ser um problema sério. Nos meus anos de varejo, sempre ouvi: “Vamos buscar a excelência”, fato costumeiro aos diretores, regionais, superintendentes e pára-quedistas de plantão. Sem contar que a “excelência” é subjetiva, o quê é bom para você pode não ser para outra pessoa e o contrário é verdadeiro. Só que os números não mentem. Mas como buscar a excelência sem frustração? Como fazer melhor do que já se faz hoje? Como reaprender aquilo que já se faz há anos? Como conviver e sobreviver com a exigência do mercado em querer sempre o melhor pelo menor? Todos nós queremos o melhor. O impossível é possível? Existem limites? Os livros de auto-ajuda, vídeos motivacionais e palestras, fazem de tudo para demonstrar que o limite está na mente e não no corpo. Mas no dia a dia, quando traçamos planos pessoais ou profissionais e elaboramos ações mirabolantes, sem sustentação e muito menos mecanismos de mensuração capazes de avaliar os resultados, apenas na busca de ideais, não é frustrante? O Winston Churchill dizia: “A minha vontade de excelência não pode superar minha capacidade de realizar”, mudou alguma coisa nos dias de hoje? Claro que não, falar em excelência, não é só fazer o melhor, é buscar o melhor, ter o melhor, ir até o melhor, ser o melhor. Qual o mal de tudo isso? Nenhum a partir do momento que seja razoável, que tenha condições, que seja planejado, que esteja preparado, caso contrário, o sonho vira pesadelo e dependendo da situação é viral, ou seja, além de afetar diretamente a você, indiretamente poderá afetar as demais pessoas que esteja envolvida de alguma forma com você. Planejar não é a verdade absoluta, pelo contrário, é a teoria e não a prática. Não existe fórmula mágica, não existe receita do bolo, pessoas na busca do mesmo objetivo, tem resultados diferentes. A diferença é que pessoas preparadas podem ter resultados melhores. Negócios iguais se é que podemos falar assim, em virtude de como é tratado, diferem entre o sucesso e o fracasso. Outro ponto importante é buscar a sua excelência na atividade ou serviços de terceiros. O seu compromisso pode não estar alinhado com o da outra pessoa, a sua expectativa pode ser maior que a capacidade do terceiro realizar. A busca da excelência pode se confundir com o perfeccionismo e se tornar um problema, pois nunca estará satisfeito com o serviço, produto, com pessoas, amigos e familiares. Reflita sobre o assunto, veja se não está exigindo demais de você. Você está preparado para realizar aquilo que sonha em fazer? Faça bom proveito.
Provavelmente já deve ter ouvido falar em Design de Interiores.
O Design de Interiores, confundido por vezes com decoração de interiores, é uma técnica cenográfica, visual e arquitetônica de composição e decoração de ambientes internos (cômodos, casas, residências, escritórios, etc.).
Consiste na arte e prática de planejar e arranjar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na prática costumeira essa função de Designer de Interiores é assumida pelo arquiteto(a), mas em alguns estados, faculdades estão disponibilizando cursos tecnólogos ou até de graduação em Design de Interiores. Veja os vídeos abaixo e faça bom proveito.
Dormitórios
Salas