sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como funciona o QR Code?



QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão.
Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como podem ler no artigo acima, o QR Code, apesar de ter sido desenvolvido já algum tempo, a sua utilização no Brasil ainda é tímida e pouco divulgada. Alguns jornais e revista já disponibilizam essa tecnologia para que as pessoas possam ter acesso direto a seu celular. Os novos celulares na sua grande maioria, já vem com o programa, os demais celulares, devem, caso queiram, baixar o programa disponível na web.

Se for usar o celular como leitor de QR Code, acesse o Site Kaywa Reader, faça um cadastro que é free, para baixar o software. A instalação pode ser feita de várias maneiras:
Via Torpedo, Direto pelo Celular ou ainda baixando no PC. O site informa os modelos que são possíveis de utilizar o programa..

Caso queira criar o seu próprio QR Code, segue abaixo alguns links:


Veja abaixo o vídeo a respeito:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.