sábado, 8 de janeiro de 2011

UMA QUESTÃO DE HERMENÊUTICA.

hermeneutica1
O termo "hermenêutica" provém do verbo grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão".

É muito comum a transferência de responsabilidades em nosso dia a dia, nos negócios principalmente. A grande verdade que as pessoas não tem o interesse pela leitura, quando lêem não interpretam o que está escrito, quando recebem um informação não esclarecem ao ponto do entendimento a respeito do assunto. O fato de ler não quer dizer  necessariamente  que está sendo útil, a leitura torna-se útil a partir do momento que se entende o que se está escrito. Os diversos contratos, ordem de serviços, manuais são na verdade ferramentas para comunicar, orientar, esclarecer e é  de conhecimento notório que as pessoas não lêem e depois reclamam dos serviços ou produtos. Vamos a um exemplo: Imagine uma pessoa que contrate um profissional para desenvolver uma planta de uma residência e a mesma é aprovada. Em seguida essa planta é enviada para o mestre de obra e para surpresa do cliente, após executado não fica de agrado. Indignado questiona o mestre de obra que não passou a sua opinião a respeito, buscando a responsabilidade. Veja o mestre de obra não é o consultor, não ganha para isso, e sim o executor do trabalho. Na maioria das vezes é uma questão de gosto e não da execução, o que pode estar muito bom para você pode não estar para o outro. Em nosso dia a dia percebemos que as pessoas utilizam o ponto final para canalizar as frustações. Cansei de presenciar pessoas descarregando as suas mágoas, raivas em outras de perfil mais humilde e frágil pois sabiam que não teriam resposta. O quê surpreende as vezes é que a resposta vem e a pessoa não gosta. O fato de não esclarecer, não tirar dúvidas, provas, cria não só uma decepção para quem pede, mas também para que faz. O fato de alegar que não existe mão de obra qualificada, na verdade não existe  o esclarecimento a respeito do que se pretende fazer. Em muitos casos se faz necessário compor assinaturas para não alegar depois que não foi isso que pediu. Vai fazer um pedido, vai produzir um orçamento, procure deixar tudo muito claro, de quem são as responsabilidades, se for possível produza provas e que sejam aprovadas antes da produção, caso não seja possível, esclareça para que não se torne uma questão de hermenêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.