quarta-feira, 22 de junho de 2011

O ato de ser Hipócrita e Demagogo.



Já faz algum tempo que penso em escrever sobre esse assunto. Geralmente uma situação é que fomenta a condição de refletir. A questão é: O ato da hipocrisia e da demagogia. Mas o que é isso? Vamos lá:

Hipocrisia é o ato de ser hipócrita. O hipócrita é quando diz que não faz (qualquer que seja a ação) e na verdade faz. Exemplo: Diz que não fuma e na verdade fuma. Você critica aquela ação em quanto você a comete. 

Demagogia é Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como podem observar muito comum na política de modo geral, mas também muito aplicado nas empresas e no dia a dia. Tenho absoluta certeza que conhecem pessoas demagogas e hipócritas, sem necessariamente ser político. De forma geral o ser humano, pela sua fragilidade pode se deixar levar ao desvio de caráter e comportamento. Cobramos mais direitos do que obrigações, mais cidadania, mais educação, contanto que possamos ao menos um minuto estacionar na faixa, ultrapassar o sinal fechado, fingir dormir quando entra um idoso no ônibus ou metrô. Mas o que me levou a essa postagem foi um e-mail que me foi enviado referente ao altos salários dos funcionários do Senado Federal, onde compara salário de motorista com o salário de um oficial da Marinha, salário de um ascensorista com o salário de um oficial da Força Aérea e por ai vai. Veja que não tenho procuração para defender e muito menos acusar, mas me faz refletir e chegar uma conclusão: Essa pessoa que formulou essas as comparações de cargos e salários, o faria se estivesse lá, ocupando algum desses cargos e usufruindo dos altos salários? Tempos atrás, campanha, buzinaço contra o preço da gasolina. Nessa carreata, tinha alguém dono de posto de gasolina, filho do dono, parente do dono? Acionista da Petrobrás? Possivelmente não! Já viu dono de padaria reclamando do preço do pãozinho? É bem verdade que puxamos a brasa para nossa sardinha. Meter o pau naquilo que provavelmente estaria fazendo se possível, me parece ser hipocrisia. Perder o tempo distribuindo um texto e pedindo que seja repassado, o que acaba acontecendo, daquilo que estaria fazendo se pudesse, me parece além de hipócrita, mau caráter, já que induz as pessoas de boa fé, a participar de um assunto que não tem um objetivo claro e tendencioso. Fiquei tentado a reproduzir o email nessa postagem, mas achei melhor não. Fica a minha reflexão para que quando receba esses tipos de e-mails, leia com atenção e repasse se realmente valer a pena. Ditado Chinês: Antes de sair para mudar o mundo, dê 3 voltas em sua casa. 

4 comentários:

  1. Parabéns Vieira,um dos blogs mais inteligentes e sinceros que já li,aliás sem hipocrisia...
    Você foi muito feliz em seus comentarios pois foge dos padrões rídiculos de nossa sociedade hipocrita e demagoga.
    Att:Joelma

    ResponderExcluir
  2. Joelma, grato pelo seu comentário, mas é isso mesmo, o Blog foi inspirado para traduzir ou ser porta voz da verdade, mesmo que não seja absolutamente. Escrevo de forma a atingir o leitor e fazê-lo refletir. Muitas dessas postagem bate de frente com o politicamente correto, hipócrita e demagogo, que conhecemos no dia a dia de nossas vidas. Mas o seu comentário e dos demais a qual tenho imenso prazer de responder, me fortalece para continuar nesse caminho
    . No início postava com muita regularidade, pois tinha muito o que falar, agora depois de esgotar o estoque, as postagens tendem a ser mais programadas, mas sem cair no esquecimento. Mas uma vez grato. Blog do Vieira

    ResponderExcluir
  3. Seu comentário condiz muito bem, com os políticos de hoje, e, nos faz refletir sobre a humanidade, principalmente sobre os mais esclarecidos, geralmente de classe social elevada, geralmente são verdadeiros hipócritas.
    Adorei o teu Blog, parabéns pela iniciativa. Maria

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.