quarta-feira, 8 de junho de 2011

VOCÊ E A CONCORRÊNCIA


É muito comum quando entramos no mundo dos negócios é saber e conhecer um elemento muito importante: O seu principal concorrente. Veja ao longo de muitos anos tratando dessa forma e depois de um certo tempo analisando por um outro ângulo, cheguei a uma conclusão, que na verdade a concorrência ela é subjetiva e uma ilusão, coisas que colocam em nossas cabeças (tem mais coisas que colocam em nossas cabeças). Vamos para alguns exemplos para ficar mais fácil a linha de raciocínio. Você vai fazer vestibular, estar super preparado, já que estudou centenas de horas, sendo assim, você não tem concorrente, uma das vagas será sua. Por outro lado, vai fazer o vestibular e não se preparou o suficiente e tem dúvidas com relação a sua aprovação, você não é concorrente. Você pode dizer: não é possível ter várias pessoas bem preparadas? Sim é possível, mas se tiver dez vagas, somente os dez mais bem preparados passarão e como saber quem está mais bem preparado? O próprio resultado dirá. Vamos a outro exemplo. Existe várias montadoras de veículos e como pode ver, tratam-se como se fossem concorrentes uma das outras. Agora como podem ser concorrentes, se oferecem veículos e serviços diferentes? Pode me dizer que são analisados por categorias, por faixa de preços, etc. OK, mesmo buscando comparações e avaliações, os produtos são diferentes, vai do gosto, da necessidade, da disponibilidade, da exposição. Mais um exemplo: Imagine um cabeleireiro, é o seu concorrente? você tem os mesmos profissionais qualificados? os mesmos equipamentos? as mesmas instalações? o mesmo atendimento que ele? Perceba que apesar de você considerar ele como seu concorrente, ele pode achar que você não é concorrente dele? Quer outro exemplo, abra um supermercado, quem é o seu principal concorrente? Vão te fazer essa pergunta. Você tem a mesma capacidade, o mesmo espaço ou nas melhores condições, tem até muito mais do que isso e mesmo assim está procurando uma concorrência para o seu negócio?. Entenda que dependendo da situação, o principal concorrente pode ser você mesmo. Conhecer o seu campo de ação, não é simplesmente determinar a concorrência, mas traçar estratégias que possam ganhar espaço de mercado. Esqueça que poderá atingir todos os consumidores e clientes, a principal ação e definir o seu público alvo e trabalhar para ele. Não existe possibilidade nenhuma de agradar todo mundo, mas existe a possibilidade de agradar a maioria. Mas depois de ler essa explanação, é para esquecer a concorrência? Não, já está inserido, é cultural, mas antes disso, primeiro estabeleça critérios para determinar o concorrente, mesmo sabendo que são critérios na sua grande maioria subjetivos, o que pode ser bom para você pode não ser para o seu cliente. Produtos iguais, serviços iguais, atendimentos iguais, são bons elementos para definir concorrência, fugiu a esses pontos determinados, fica difícil você estabelecer. Diante disso, preocupe-se em fazer o melhor daquilo que pode fazer, talvez seja o melhor negócio, do que ficar se preocupando com a concorrência. Faça bons negócios.

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