segunda-feira, 18 de julho de 2011

Você sabe o que é Bom Senso?



É muito comum ouvir numa conversa que uma pessoa não tem bom senso. Mas o que é ter Bom Senso?
1 - Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. 
2 - O Bom senso vai muito além da capacidade de discernir o certo do errado. O bom senso esta diretamente ligado a capacidade intuitiva do ser humano de fazer a coisa certa, falar a coisa certa e pensar na coisa certa em momentos inusitados ou não. O Bom senso não envolve tanto uma reflexão aprofundada sobre um determinado tema, lugar ou situação ( isso já entraria no campo da meditação ), mas sim a capacidade de agir e interagir ,obedecendo certos parâmetros da normalidade, face uma situação qualquer, guiando-se por um senso comum e quase que completamente intuitivo.
3 - Bom senso é a capacidade que o ser humano tem de discernir o certo do errado,e de compreender o seu papel perante a sociedade, tratando o seu semelhante como um igual,não importando a sua condição financeira,seu credo religioso,e/ou sua etnia,e também se dar ao respeito para poder naturalmente ser respeitado.E ainda uma infinidade de coisas que são inerentes ao bom comportamento do verdadeiro cidadão.


Fontes: Wikipédia e Internet

Como podem ler, existe várias definições sobre o Bom senso, poderá encontrar outras mais e aonde chegaremos? Assistir um programa qualquer é uma questão de bom senso ou de gosto pessoal? O que é certo ou errado? Existe a verdade absoluta? Quantas verdades ao longo do tempo se mostraram uma grande mentira? Quer dizer que para termos bom senso, precisamos ter uma capacidade intuitiva, temos que ter a capacidade de fazer julgamentos, precisamos refletir profundamente a respeito. O que é bom para você é necessariamente bom para outro? são tantas perguntas. Você se julga uma pessoa de bom senso? Ser cidadão é ser uma pessoa de bom senso? Antes precisamos entender primeiro as nossas questões do dia a dia, para não confundir as nossas ações e noções a respeito. Se formos fazer uma profunda reflexão de tudo que formos fazer e falar, posso acreditar que não é uma questão de bom senso. Bom senso na minha singela opinião é espontânea. Ouvimos falar de uma pessoa sem noção, aquela que arrisca sem medir os possíveis resultados, essa seria uma pessoa sem bom senso? Numa conversa, vale apenas a discussão ou é melhor calar para evitar um mal estar? Vale a pena se deixar levar por opiniões contrárias apenas para não deixar a outra parte chateada? Isso é bom senso? Falamos que quando uma pessoa tem bom senso é uma pessoa sensata, é isso mesmo? Aquela pessoa sangue bom. Pois bem, levantamos todo dia, buscando termos o bom senso em tudo o que fazemos, mas nem sempre sai do jeito que gostaríamos, talvez precisemos fazer uma reflexão aprofundada todo dia de manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.