Muitas empresas acreditam que fidelizam o cliente pelo preço e que a qualidade é subjetiva, o que pode ser bom para você pode não ser para mim, isso é uma verdade, mas engana-se quem pensa em fidelizar pelo preço. O cliente voltado pelo preço, nunca está satisfeito, preço baixo nunca é o suficiente e a partir do momento que alterar o preço para cima, ele troca de loja e vai procurar uma outra que seja mais barata. Não podemos ser tudo para todos, importante focar no cliente alvo e trabalhar para que objetivo seja alcançado. Se quer trabalhar preço, busque produtos de marcas de custo mais baixo, existe várias empresas no mundo todo que buscam esse perfil de cliente e se dão muito bem. A indústria de maneira geral, tem duas marcas, a primeira linha e a segunda linha, é definir e garantir a lucratividade na linha de produtos. No passado quando um supermercado ou uma loja qualquer de departamentos verticalizava o preço em uma oferta ou promoção, o cliente além do produto ofertado, comprava demais itens e com isso equilibrava a margem da loja. Hoje, só vende a oferta, quebra a margem da loja, com o intuito de fazer uma venda maior, sangra tanto que trabalha o restante do mês com os preços altos para recuperar a margem perdida. Fidelizou cliente ou oportunistas? Colocam o produto tão barato que limitam ao ponto de não ter para atender o cliente do dia a dia. Sabe aquele cliente fiel, que todo dia tá na loja, comprando, garantindo a sua margem de lucro, nesse dia ele não aparece. Cheio demais, bagunça, fila enormes, poucos caixas abertos, calor, nesse dia o ar condicionado não funciona, banheiros sujos, mercadorias espalhadas. No final do dia quando puxa a venda e margem negativa, verifica que teria sido melhor ter ficado em casa. Fidelizou o cliente? Fidelizar é gerar valor ao serviço e ao produto: bom atendimento, serviço rápido, produto de qualidade, limpeza, organização e gentileza. Tá preocupado com o cliente do preço, ele não é fiel a você e nem a ninguém. Tá preocupado com as vendas? Chegue cedo, fiscalize, oriente, verifique, faça você mesmo, não espere, tenha compromisso, seja pontual, acima de tudo seja exemplo. Fez tudo isso e ainda não aconteceu? Tenha paciência, se eles foram embora, vão voltar para ver as mudanças, se não foram, vão te agradecer, se são novos, continue trabalhando para que permaneçam. Depois de tudo isso, não esqueça que ainda temos que arrumar tempo para salvar o Planeta. Bons negócios, boas vendas.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Um comentário:
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Muito legal o post! A maioria das empresas esqueçe que fidelizar é gerar valor ao serviço e ao produto e a gentileza já pareçe uma qualidade esquecida! Normalmente a gentileza diminui quanto maior fica o negócio, só ver as operadoras de telefonia...
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