domingo, 4 de abril de 2010

CÓDIGO DE ÉTICA OU CÓDIGO DE POSTURA?

testeetica
Hoje em  dia é muito comum falarmos sobre Ética. Mas do quê realmente estamos falando?
A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente "ética" e "moral" são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.
Fonte: Wikipédia

Veja a descrição acima, fala de caráter, comportamento, bom para o individuo, bom para a sociedade. Mas o quê realmente significa ser uma pessoa com uma conduta ética? Vejamos uma situação do dia a dia, fácil de acontecer. Você está atrasado, o trânsito está parado e você vê pessoas utilizando o acostamento para seguir mais rápido, passando na sua frente, isso é uma atitude ética ou os fins justificam os meios? Será que a Ética pode ser diferente para as pessoas, o que é Ética para mim, pode não ser para você? Será possível? A própria descrição acima define a Ética como teórica, cabe você decidir. Valores que norteiam o comportamento do indivíduo na sociedade, palavras bonitas, acredito que a todo momento percebemos o quanto são importante pequenos atos do nosso dia a dia.
Grandes escândalos em grandes empresas. fez surgir o código de ética nas corporações, voltado para o público interno e externo. Hoje na grande maiorias das empresas, quando você entra como novo empregado, é obrigado a assinar e depois conhecer o código de ética da empresa, tipo, não pode fazer isso, não pode fazer aquilo, se ver alguma coisa errada deve informar e assim por diante. Vou perguntar: Isso é código de ética ou código de postura? Posso garantir que para alguns, isso é mera formalidade, algo tipo, politicamente correto, precisamos dizer que temos, da mesma forma que é a questão de ter uma política ambientalista. Nomeia-se o Vice Presidente do SBC (Sala, Banheiro e Corredor) entra mudo, sai calado, mas precisa ter. Disque denúncia, isso mesmo, tem empresa que tem disque denúncia, tem outras que tem denúncia premiada. Veja apesar do código de ética, temos também o disque denúncia, se faz necessário, caso a ética fique fragilizada, principalmente naqueles setores onde a grana tenha uma forte tendência a desviar comportamentos.
Esses famigerados códigos passaram a disciplinar, atitudes como proibir qualquer tipo de discriminação, exigir compromissos sócio-ambientais, garantir o sigilo das informações, não falar mal da concorrência, não pagar propinas e muito menos receber, preservar recursos naturais e se integrar na sociedade local. Mas isso era permitido antes? Claro que não, nunca foi, mas agora você tem por escrito. Mais uma pergunta? Se conseguimos um consenso sobre ética, é possível uma pessoa que jamais teve um conduta ética, passar a ser uma pessoa de valores positivos, mesmo que por milagre? Mais outra pergunta: É possível ensinar truque novo para cachorro velho? Acredita que aquele dinossauro, ideologicamente perverso, manipulador de resultados, mudará o comportamento por causa de um código de ética. Acredita que as maldades são tramadas em mesas de escritório ou em mesas de bar? Lembra daquele cara, amigo do chefe, que faz o churrasco e deixa o barco arrumado para pescaria? Lembra dele? Foi promovido! Código de Ética, da vontade de dar risada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.