sexta-feira, 9 de abril de 2010

SÉRIE: VOCÊ SABIA? Como os enormes navios de aço são capazes de flutuar na água?

navio Mocambique_resize
Eles parecem desafiar as leis básicas da natureza, mas na realidade eles estão obedecendo uma lei da natureza, a flutuabilidade, que o matemático grego Arquimedes supostamente descobriu enquanto tomava um banho. 

O truque para construir navios de modo que eles não vão diretamente ao fundo é conseguir a forma correta. O navio tem que ser configurado de tal modo que ele ficará flutuando, deslocando um volume de água pesando tanto quanto ele. Em outras palavras, se a quantidade de aço de um navio-tanque fosse enrolada em forma de uma bola compacta e jogada no mar, adeus bola. Mas se o aço é espalhado em 300 metros de modo adequado, o navio-tanque pode cruzar o oceano.
(Fonte: "Reader's Digest How in the World")
Resumindo, a embarcação, qualquer que seja,  na água sofre duas forças contrárias, de cima para baixo, que é o peso e debaixo para cima, que costumam chamar de empuxo, ou seja, a força contrária que empurra a embarcação para cima. Observe também que as embarcações são ocas e cheia de ar, o que faz a densidade da embarcação ser menor que a da  água, o que ajuda a flutuar. Da mesma forma que o submarino que para submergir enche os seus reservatórios, passa ter um densidade maior que da água  e para emergir elimina a água, grandes transatlânticos utilizam o mesmo conceito para entrar e sair de águas mais ou menos profundas, através dos seus reservatórios de água. Um outro ponto super-importante nessas trocas de água é o seu controle, que é super-rigoroso, mas não vem ao caso agora, abordaremos em um futuro próximo. Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.