sábado, 3 de abril de 2010

SÉRIE: VOCÊ SABIA? Como surgiu a CACHAÇA.

quilombosnobrasil
Antigamente, no Brasil, para se ter melado os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou! O que fazer agora? A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.



No dia seguinte, encontraram o melado azedo (fermentado).
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e se formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente, era a cachaça já formada que pingava (por isso o nome PINGA), esses pingos quando batiam nas suas costas marcadas com as chibatadas ardia muito, por isso o nome "AGUARDENTE".
Caindo em seus rostos e escorrendo até a boca os escravos viram que a tal goteira dava um barato, e passaram a repetir o processo constantemente. Hoje, como todos sabem, a pinga é símbolo nacional e tem nome - Cachaça.
Você acredita???!!!

2 comentários:

  1. Lógico,a maioria das inveções vieram do acaso ou acidentes,um exemplo: A feijoada .Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Até fica ruim responder ao comentário, pois não sei a quem estou respondendo, mas vamos lá: Existem invenções que são por eventuais "acidentes" estava fazendo uma coisa e aparece outra, um bom exemplo é o Champanhe que na busca de um vinho fino e depurado, encontrou-se um vinho espumante, tem esse nome em função da cidade de origem, Champagne na França. No caso específico da feijoada, como cita em seu comentário, a origem não pode ser considerado um acidente, pois na época essas partes do porco que se utiliza hoje em dia na feijoada, eram desprezadas pelo senhores, donos dos engenho, etc...dessa forma eram aproveitadas pelos escravos, junto com o feijão para reforçar a refeição. No meu entendimento, existe a invenção por necessidade (feijoada), por causalidade (champanhe) e por estar a frente do tempo (lâmpada, telefone, avião e muito mais...)
    Espero ter contribuído com o seu comentário.

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.