quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PORQUÊ AS EMPRESAS FECHAM? ECONOMIA NACIONAL.

photomanip-25
Sebrae: Estado de São Paulo perde 84 mil empresas por ano.
O Estado de São Paulo perde por ano uma média de 84 mil empresas, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essas falências geram aos empreendedores prejuízos de R$ 1,4 bilhão por ano, referente ao capital investido nos negócios.
Segundo o estudo feito com base em dados coletados pelo Sebrae em 2008, a falência atingiu 27% dos empreendimentos com um ano de existência e 58% deles não ultrapassaram cinco anos de atividade.
Os números, entretanto, mostram um aumento da longevidade das empresas em comparação ao estudo realizado com dados de 1998, quando foi apontada uma taxa de fechamento de 32% para as empresas com um ano de existência e 71% no período de cinco anos. Clique no link "Leia Mais" abaixo e continue lendo.

O fechamento dos empreendimentos, em geral, é causado por uma sucessão de problemas. Na pesquisa, 18% dos empreendedores alegaram a falta de clientes como principal causa da falência, 10% a falta de capital, e 10% problemas no planejamento e administração.
Segundo o estudo, os empreendimentos que ainda estão em atividade tiveram em média um tempo de planejamento prévio de seis meses, contra três meses das que deixaram de funcionar.
Entre as empresas que encerraram as atividades, 45% admitiram não ter levantado o número de clientes ou os hábitos de consumo do nicho que pretendiam atender, 30% não sabiam o número de concorrentes que teriam e 28% não possuíam informações prévias sobre os fornecedores.
Segundo o levantamento, 83% dos negócios foram abertos com recursos próprios ou de parentes. O acesso a empréstimos bancários parece ter importância para o sucesso do empreendimento. Entre os que continuam em atividade, 30% conseguiram crédito junto a uma instituição financeira, contra 15% dos que fecharam as portas.
De acordo com o Sebrae, no entanto, são criadas a cada ano 137 mil empresas no Estado de São Paulo.


Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.