- Moderador - Quem dita as regras, ou seja, apresenta o tema a ser discutido, escolhe os debatedores, estipula o tempo de cada um, interrompe-os quando necessário, fica responsável pelo sucesso do debate, visto que, quando um debatedor está com dificuldades argumentativas cabe ao mesmo passar a vez para outro debatedor com melhores argumentos, escolhe o tema, avalia os argumentos, inicia e encerra a discussão.
quinta-feira, 31 de março de 2011
Você sabe o que é um Debate?
Você sabe o que é Assertividade?
O que é assertividade?
O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. (...)
A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).
O significado de assertividade tem sido distorcido, promovendo resistência nas pessoas. Muitos entendem que ser assertivo é ter apenas uma comunicação sincera e objetiva, sentido-se com o direito de dizer muitos "nãos" e poucos "sims" aos outros, "doa a quem doer e custe a quem custar". (...)
No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias. A técnica assertiva "aposta" na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade.
O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. (...)
Uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela coorperação. Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla. (...)
Ser assertivo é dizer "SIM" e "NÃO" quando for preciso. (...)
Para se tornar uma pessoa assertiva, você precisa se fortalecer com as atitudes que chamamos de base para comportamento assertivo. Sem elas, é impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma seu eu sem massacrar o eu do outro.
* AUTO ESTIMA: origina-se da imagem que você tem de si mesmo. É a sua reputação vista por seus próprios olhos. É o que você pensa e sente sobre si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de você. Depende a aceitação, da confiança e do respeito que você tem por si mesmo.
* DETERMINAÇÃO: é uma energia que faz você ter coragem para ir em frente e não desistir perante os obstáculos. É ter foco e clareza sobre onde quer chegar.
* EMPATIA: é colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro está sentindo numa determinada situação. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia.
* ADAPTABILIDADE: é adequar seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo.
* AUTOCONTROLE: é assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações.
* TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO: é aceitar que não podemos só ouvir sins, pois exitem os nãos que são pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana.
* SOCIABILIDADE: é gostar de estar com pessoas, é se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade e sem idéias preconcebidas.
Além dessas atitudes, existem três condições para ser assertivo:
1. Saber o que quer e aonde quer chegar
2. Partir de um pensamento positivo
3. Ser proativo para atingir os resultados
Fonte: Seja Assertivo, Vera Martins, 2005, Editora Campus, pag 21
quarta-feira, 30 de março de 2011
O Povo Quer Saber: Jair Bolsonaro
terça-feira, 29 de março de 2011
Cão não impede assalto!
Meu cão de guarda, o "NOJENTO", não me alertou, por isso, estou doando ele.
Interessados no cão, "Nojento", mandar email urgente.
Obs: foto anexa do cão
domingo, 27 de março de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
Lei distrital obriga os comerciantes a mudarem fachada das lojas do Distrito Federal.
Lei distrital obriga os comerciantes a mudarem fachada das lojas
As placas de divulgação serão obrigadas a ter o endereço do estabelecimento e o telefone do Procon. Os lojistas não gostaram da mudança que deve ser feita até o início de junho.
Algumas fachadas de lojas são mais simples, outras mais elaboradas. Tudo de acordo com o gosto e com o bolso do lojista. Mas por conta de uma nova lei distrital, em breve, todas elas terão algo em comum.
Para se adequar à nova lei, o lojista terá de substituir a fachada. Além do nome, deverá aparecer o endereço do estabelecimento e o telefone do Procon e não adianta ser pequeno, o tamanho da letra tem de ser pelo menos 20% do usado no nome da loja.
A exigência é valida para estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços. A multa para quem descumprir a lei é de R$ 500 por dia no primeiro mês, caso persista o valor da multa dobra no segundo mês e a placa pode até ser retirada.
Segundo o Procon o objetivo é facilitar a vida do consumidor. “Se ele teve um conflito na relação de consumo e prefere denunciar ele vai fazer o uso do 151 e vai fornecer o nome da loja e o endereço para que nós possamos enviar os nossos fiscais, encaminhar para a constatação daquela denúncia”, explica o diretor-geral do Procon Oswaldo Moraes.
Os lojistas estão inconformados. A comerciante Vanessa Baldine conta que gastou R$ 15 mil na fachada de vidro especial e vai entrar na Justiça contra a lei. “Vou entrar [na Justiça] com outros lojistas para a gente não precisar alterar as nossas fachadas, não vejo necessidade”, afirma.
A Câmara de Dirigentes Lojistas também estuda uma alternativa. “Nós já atendemos a lei de outra maneira. Quando o lojista vai abrir a sua loja ele tem que ter o endereço na fachada da loja e tem que atender o Procon justamente fixando telefone nos seus caixas”, diz Geraldo Araújo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas.
Fonte: Bom Dia DF / Alessandra de Castro / João Raimundo
A emocionante entrevista o Casey Heynes - Vamos acabar com Bullying nas Escolas.
Veja o vídeo, mas leia o texto também, para poder compreende um pouco mais o problema que assusta e preocupa os pais de milhares de crianças no mundo todo.