sábado, 14 de fevereiro de 2009

FOCAR OU DIVERSIFICAR?


Muito se fala sobre crise, hoje é um tema diário. Algumas pessoas especializadas em marketing falam que é preciso de foco, na verdade foco no foco. Mas acaba sendo muito subjetivo ou pelo menos muito abrangente. Você pode ter foco, no cliente, nas vendas, nas margens e por aí vai. Antes de mais nada, precisamos ter uma plano bem formalizado e bem estruturado. Não estamos falando daquele plano que se faz no ínicio do ano com toda aquela cerimônia de apresentação para gerentes, diretores e superintendentes e depois vai parar no fundo da gaveta. Muitas empresa talvez confiam demais nesses planos mirabolantes que fica só no papel. Tem um ditado, que diz: " Não quer fazer nada? Faço um Plano de Ação, monte um Grupo de Trabalho!" Já viu alguma coisa parecida com isso? Pois bem, para que ele funcione, tem que ser simples e fácil de entender por todos que estejam envolvidos nesse processo, e principalmente, seja fácil de ser mensurado. Quando falamos em focar em produtos e serviços temos que ter a preocupação de como vamos levar esse produto e serviço aos seus clientes e principalmente que não seja apenas um ou que não participe fundamentalmente da sua empresa, pois se um dia ele parar de comprar ou pedir os seus serviços, a empresa quebra. O que acontece, e olha acontece bastante, é que as empresas focam em um serviço, uma atividade, um cliente e um tipo de venda, esquece das opções que o mercado oferece, isso motivado pela facilidade da venda. É muito mais fácil vender para um do que vender para muitos, a grande questão é que, se esse cliente sumir, a empresa pode sumir junto com ele. Diversificar é criar outras oportunidades de negócios, outros clientes, outros canais de venda, atacado e varejo, grandes e pequenos clientes. É possível, dá mais trabalho, mas é mais seguro. Tem algumas empresas que limitam o faturamento, forçando a criação de novos clientes. Qual a opção Focar ou Diversificar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.