segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

LENÇOS MOLHADOS


Quantos mecanismos de previsibilidade temos hoje em dia. Será que um agricultor, mesmo o mais humilde que se possa imaginar, e por longa experiência de vida, não possa fazer uma previsão. Claro que pode. Os grandes especialistas e economistas, fazem as suas previsões, no caso deles, é mais oportuno esperar para ver o que vai acontecer. Nos dias de hoje, dizer que o inesperado acontece parece ser um contracenso. Não podemos dizer que o que acontece na China, não nos afeta. Tudo está em tempo real, a economia, a moda, o esporte. A globalização a faz com que todos vivenciem tudo simultaneamente, se não estiver preparado não haverá tempo de resposta. Estar preparado é indispensável. É inadmissível hoje em dia, como exemplo, um vendedor de picolé, aquele que sai para vender na praia, não saber se vai fazer sol ou não. Essa informação é importante na hora de fazer o pedido de quantos picolés ele vai levar para vender, pois dependendo da informação que tiver ou não tiver, poderá resultar em uma grande perda de produtos, e conseqüentemente em dinheiro. Se preparar para vender é fundamental e muitas das vezes, essa informação é gratuita. Falam muito em crise, e comentam que muitas empresas vão fechar. Na verdade muitas empresas fecham independentemente de crise ou não. Muitas delas fecham exatamente por não estarem preparadas, por não estarem compromissadas com o próprio negócio. Em uma oportunidade, fui chamado para fazer uma consultoria em uma empresa de varejo. O primeiro questionamento que me fizeram, é se eu conhecia algum curso de comprometimento para passar para os seus funcionários. Antes de responder, perguntei a um dos donos, que horas a empresa abria e que horas ele chegava. A reposta era que não tinha hora para chegar e nem para sair. Vejam se ele que era o dono, não tinha compromisso com a empresa, por que os funcionários teriam? Nenhuma instituição, organização ou até mesmo uma civilização, acaba de fora para dentro, pode ter a certeza que começa ruir de dentro para fora. É claro, que forças externa aceleram esse processo. Sempre no mundo dos negócios teremos ameaças e oportunidades, pontos fortes e pontos fracos. O que precisamos fazer é fortalecer os pontos fortes e trabalhar os pontos fracos. Crise e oportunidades sempre estarão presente no dia a dia de um empresa, a diferença será como a empresa estará preparada quando a situação difícil bater à porta. Alguns choram e precisam de lenços para enxugar as lágrimas, outros vendem os lenços.

Um comentário:

  1. e eu os fabricos......
    valeu meu irmão...
    sucesso e que traga muitas leituras para quem quizer aprender um pouco a arte de fazer negócios....
    do mano do coração,
    marquinho

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