sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O POSICIONAMENTO, A PERCEPÇÃO DO CLIENTE.


Qual a imagem que passamos para o cliente? Que somos caros, que somos baratos, que somos profissionais, que temos um produtos e serviços de qualidade, etc... Por experiência, pode ter a certeza que a imagem transmitida pode ser involuntária e ao mesmo tempo omissa. Quando falo de uma imagem involuntária, é aquela que a empresa não teve objetivo claro de transmiti-la ao cliente. Vejo isso dessa forma, em virtude da montagem da empresa, os seus responsáveis não estabelecem os objetivos de posicionamento e deixam que ela se forme na percepção do cliente, omissa por perceber essa formação, quando ruim, e não fazer nada para muda-lá. Temos muitas empresas que trabalham a percepção do cliente em relação ao qualidade do seu produto ou serviço, tem outras que trabalham forte a imagem de preço baixo. Pode parecer básico, mas a grande maioria das empresas brasileiras, quando abrem o seu negócio não tem um plano de negócio e muito menos conseguem definir claramente o seu público alvo. Os responsáveis abrem no calor da emoção ou de experiências vividas em seus antigos empregos. Sendo assim, sem objetivos claros, a formação da imagem dessas empresas cabe ao cliente e normalmente, essa percepção é como o cliente vê e não como a empresa gostaria que fosse vista. Quando falamos de mudanças de posicionamento de empresas pequenas, podemos dizer que a flexibilidade é maior, o rumo pode ser mudado com mais facilidade, mas quando falamos de empresas de porte maior, as resistências se mostram bem mais evidentes, o que torna uma mudança muito mais difícil. O posicionamento é vital para o sucesso da empresa. O posicionamento começa com um produto, um serviço, uma empresa e até uma pessoa. O posicionamento não é o que faz com o produto, mas como posiciona o produto ou serviço na cabeça do cliente, do cliente em potencial. O passo importante antes de tudo isso é saber quem é o seu cliente em potencial, pessoa física ou pessoa jurídica e assim por diante. A grande verdade é que não queira ser tudo para todos, definir o nicho de mercado é fundamental para o sucesso do negócio.

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