quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

REINVENTANDO OU FAZER O QUE PRECISA SER FEITO?




Vejam, hoje dia, se fala muito em reinventar, parece uma ordem universal. Os especialistas de plantão, acreditam que só será possível se houver a reorganização de tudo, ou seja, reinvente tudo. Pare o que está fazendo e vamos refazer. Inclusive reinvente a administração. Chega em alguns casos a paranóia da reinvenção. Ao ponto de dizer que o que deu certo até aqui não dará mais certo no futuro. Veja, além de não ter a capacidade de prever o futuro, ainda se julgam no direito de julgar o passado. Porquê não deu certo? Existe tantas variáveis, que é difícil dizer o porquê não deu certo. Agora pergunto, aquilo que se faz tão bem, vai deixar de fazer e buscar novas ferramentas, despesas desnecessárias para reinventar aquilo que está dando certo?. O que precisamos é reavaliar as nossas atitudes, os nossos comportamentos diários. Todos os dias como consumidor vivemos a experiência de um mal atendimento e de um produto ruim. Agora, precisa reinventar o atendimento? Claro que não , precisa-se atender nos moldes que o cliente espera ser atendido, ou seja, atender a sua satisfação plena. Acabar com a fila, é reinventar o atendimento? Ficar quarenta minutos na fila do banco, é preciso reinventar? Servir o prato conforme foi pedido e quente, é reinventar o serviço? Somos mal atendidos a todo tempo, na padaria, no posto de gasolina, no restaurante, etc... Precisamos é de atitude, para mudar e reverter o quadro atual. Precisamos é criar valor para o produto ou serviço. O que estou querendo que fique claro é que devemos fazer uma análise mais criteriosa das nossas atitudes, antes de qualquer ação motivada pela ânsia de reinventar ou gerar gastos à título de fazer mudanças. Todo investimento tem por obrigação o seu retorno, caso não seja assim, vira despesa. Algumas empresas investem considerável parcela financeira, com futurólogos, consultores e agora como novidade, o hipnólogo. Um bom exemplo é uma padaria perto da minha casa, todos os dias que chego após o trabalho para comprar um lanche por volta das 20hs, não tem mais nada que seja agradável, saio frustrado por não ter o que comprar. Agora perceba, e pode ter certeza disso, o fluxo de compra dos clientes dessa padaria deve ser aproximadamente 20% de manhã, 20% durante o período do dia e 60% á noite, horário esse que as pessoas saem do trabalho em vão as compras e o que encontram é exatamente ao contrário no fluxo de pessoas para atender e mercadorias para vender. Novamente te pergunto precisa reinventar o atendimento, o fluxo de mercadoria ou apenas fazer o que precisa ser feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.