sexta-feira, 20 de março de 2009

AVALIAÇÃO DE PESSOAL


Passei 17 anos em uma grande multinacional do varejo e mais 3 anos em outra, nunca, em nenhuma oportunidade foi feita uma avaliação a meu respeito, a não ser as avaliações orçamentárias, aquelas voltadas ao prêmio de gestão. Apesar do conhecimento e das ferramentas disponíveis para uma avaliação formal, nunca foi feita. E isso era uma prática costumeira, não se fazia com hierarquia e muito menos com a equipe operacional. Numa organização onde não se faz uma avaliação periódica dos seus colaboradores, é impossível extrair o máximo dos resultados. Pode ter certeza que na grande maioria apesar do conhecimento, fica mais fácil não desenvolver e não ter esse período de avaliar e de falar olhando nos olhos. Muitos evitam a possibilidade da indisposição e dar espaço para ouvir o que geralmente não gostaria, pois a avaliação é uma via de mão dupla e muitos das pessoas que geralmente estão no cargo de chefia, não são o exemplo que normalmente deveria ser, o que gera uma certa dúvida: Quem é você para me dizer isso? Pois é uma grande verdade, você chega no horário? Como pode cobrar aquilo que não faz? A grande verdade, é que poderá ouvir de vários consultores que a avaliação deve ser feita, não estou falando que não deva ser feita, mas qual a pessoa ideal para fazer e qual a melhor forma ? O chefe direto ou pessoal do RH? A minha experiência é real e não retirada de artigos. Alguns falam em liderança e feedback. Fico pensando que essas pessoas que falam isso, nunca viveram o chão de uma loja, não sabem do que estão falando ou fazem o jogo da demagogia. Na grande maioria das pessoas que exercem um cargo de chefia, o fazem por conseqüência e não por competência, são promovidos pela própria necessidade de ocupar o cargo ou função, pelo menos no universo comercial a qual vivi por muitos anos, não posso generalizar, seria injusto, mas serve de exemplo. Considerando, como pessoas tão despreparadas podem ser responsabilizadas em fazer avaliação do seu pessoal? Antes de desenvolver a ferramenta de avaliação, na internet tem diversos tipos, deve-se preparar pessoas primeiro, principalmente os que ocupam cargo de chefia, posteriormente a equipe operacional e logo em seguida providenciar as devidas avaliações. Quantas vezes as empresas precisam fazer corte de pessoal e normalmente quando vão dispensar as pessoas alegam que não tinham o perfil ou é contenção de despesa. Na verdade fica mais fácil alegar isso do que gerar as avaliações, que deveriam ser periódicas, aquela que poderia extrair e proporcionar o famoso feedback ao funcionário, proporcionando melhores resultados e evitando as demissões. Quando ouvir alguém falar em liderança, não discuta, mas talvez a pessoa esteja confundindo líder com chefe, é bem diferente.
Arriscar uma definição de líder: "Líder é aquele capaz de influenciar as pessoas, a fazerem aquilo que ele pede ou o que é necessário fazer." Tem muitas, escolha a que se identificar melhor com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.