sexta-feira, 6 de março de 2009

O SUCESSO DO PASSADO NÃO GARANTE O SEU FUTURO.


Já ouvimos algumas vezes, em alguns esportes, que o fulano de tal não precisa provar mais nada para ninguém. No negócios tem isso também, tem algumas pessoas que pensam da mesma forma. Agora vamos contratar pelo que foi feito ou por aquilo que poderá ser feito? Um time de futebol, contrata um grande artilheiro pelos gols que ele fez ou pelos gols que deverá fazer? É bem verdade que o currículo serve como referência, mas não serve como garantia. Numa ocasião, chegando em uma cidade do estado do Paraná, entrando em uma imobiliária, me deparei com uma frase escrita na parede, bem em frente da recepção, que dizia o seguinte: “ O sucesso do passado, não garante o seu futuro”. É uma grande verdade. Não podemos viver do passado e das glórias, posso até enumerar as vitórias e também as derrotas, agora para quê serve no meu dia a dia? Quantas vezes falou com pessoas e recebeu como resposta: Não dá para fazer! Quantas respostas já vieram de pessoas que não esperava e foi a solução para o problema? precisamos criar um ambiente de soluções, precisamos traçar objetivos, que muito gostam de falar que sejam alcançáveis, mas que devem ser na verdade, desafiadores. Traçar objetivos alcançáveis, me parece uma condição confortável. Veja até na hora de definir, já se pensa se vai conseguir ou não. Pode confiar, na hora de elaborar um plano de ação, já se faz sabendo o provável resultado, para não se incomodar. Fazer projeções de venda, pensando no prêmio de gestão do ano seguinte não me parece uma condição desafiadora, partindo desse princípio, pode ter a certeza que essa diferença entre o que poderia ter sido feito e o quê foi projetado, foi parar na concorrência. Muitos pensam que objetivo muito forte cria um clima ruim dentro de uma empresa, precisa gerar uma ambiente agradável, familiar, uma gestão de pessoas. Nada contra, mas uma coisa é ter uma equipe motivada para grandes desafios e outra é ter pessoas que não conheçam os objetivos da empresa. E podemos ir além, independentemente do tamanho da empresa, além dos objetivos, precisamos fazer as pessoas envolvidas entender também as dificuldades, despesas, custos, impostos, lucratividade e rentabilidade. Fazer conhecer esse universo de questões pontuais, pode parecer um exercício de tempo. Por outro lado cria uma cumplicidade entre pessoas que estão envolvidas no dia a dia da empresa.
"Muitos dos fracassos da vida são pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram."-- Thomas A. Edison (1847 - 1931)

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