terça-feira, 10 de março de 2009

CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU.


À primeira vista, pode-se dizer que é um ditado popular, por outro lado pode ser uma falta de profissionalismo? Temos algumas situações para analisar: A primeira é a condição humana, por questões emocionais, a qual, apesar do conhecimento técnico, não seria o ideal o envolvimento pessoal em causa própria, pois a emoção poderia influenciar nas decisões e provavelmente nos resultados esperados. Até acredito que sempre seremos melhores para ajudar os outros do que à nós mesmos. Negociar melhor para a empresa do que para si mesmo e assim por diante. Agora o segundo ponto dessa reflexão, é a questão de fazer no seu dia a dia do negócio, o que se propõe a ser feito mesmo que seja internamente. Veja esse situação, numa gráfica onde entrei e indaguei a respeito de fazer uma cartão de visita, recebi as informações a respeito, mas quando pedi uma cartão da gráfica, recebi como resposta que não tinha, estava em falta. Pode parecer absurdo, mas uma empresa que se propõe a fazer para os outros, se não faz para si mesmo, na mesma medida, deixa uma impressão de pouco profissionalismo. Um outro exemplo bem claro a respeito, é uma empresa de design gráfico capaz de fazer belíssimos trabalhos no campo da comunicação e manuais de identidade visual, mas não ter claramente o seu próprio manual definido. Não estamos falando da desconexão do trabalho, isso é uma outra questão, que poderemos abordar no futuro próximo, estamos alertando para condições onde, apesar de toda a infra-estrutura disponível as coisas não acontecem. Pode ter a certeza que na grande maioria das vezes, são nas situações de calmaria, de relaxamento comercial, produção em baixa, pouco atendimento, é nessas horas que tudo acontece. Apesar de opiniões contrárias, seguir à risca os procedimentos diminui consideravelmente os desvios e as possibilidades de erros. Um avião não decola, sem antes fazer o check-list, independentemente da sua ocupação. É de supra importância que as empresas desenvolvam o seu check-list diário e antes do início das atividades comerciais, possam conferir cada ponto e proporcionar um atendimento de qualidade para uma pessoa especial. O cliente.

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