quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A VISÃO DE UMA EMPRESA - AONDE QUERO CHEGAR!

Como poderemos ver nessa postagem, a Visão de uma empresa, sofre os meus problemas da Missão. Segundo alguns conceitos o componente principal para estabelecer a Visão de uma empresa é a visualização do futuro, ou seja, quem sou “no presente” e o que quero ser “no futuro”. Essa visualização ocorre em duas partes: Estabelecendo o objetivo a longo prazo e como chegar lá. Não é simplesmente traçar um objetivo, uma meta e não ter condições e planejamento para que isso aconteça. Definida a Visão, a segunda parte importante e montar um plano de ação ao longo prazo, com os objetivos bem definidos, os responsáveis e prazo de conclusão e revisão. Um outro grave erro, é traçar super-metas, que acabam criando obstáculos ao invés de estimular. Demonstrarei abaixo uma visão de uma empresa conhecida mundialmente, que, ao contrário do que pretende ser, faz uma síntese do que acredita, do que já é e como é conhecida.

Visão não bem definida de uma empresa:

“Acreditamos em um mundo "todo comunicado". Voz, dados, imagens e vídeo convenientemente integrados a qualquer hora e lugar do mundo, aumentando a qualidade de vida, produtividade e tornando possível um mundo que aproveite melhor seus recursos. Somos uma das grandes forças progressivas, trabalhando em todo o mundo, direcionados para que esta comunicação avançada aconteça. Somos vistos como modelo de uma rede organizada, trabalhando com inovadores e empreendedores em times globais.”

Uma empresa com visão, planeja seu futuro de forma eficiente e tem condições de trabalhar em conjunto com a sua equipe, com os seus associados e parceiros, mas fica claro, e ao mesmo tempo surpreende, como grandes empresas bem-sucedidas não tem uma visão empresarial clara.

Por outro lado a definição abaixo deixa claro a visualização do futuro, “o que quero ser”.

Visão do HSBC Brasil

Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.

É importante estabelecer uma visão clara, pois ela inspira e motiva, fornece orientação e promove o sucesso. É importante não confundir visão pessoal com visão empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.