Todos os dias ouvimos pessoas que tiveram problemas com as suas senhas pessoais. Começa por ai, as senhas são pessoais e as pessoas tem dificuldades de entender isso, e quando entendem ou acham que entendem, tratam de forma extremamente pessoal, colocando nomes, endereços, idades e números de carteira de identidade ou nascimento, o que torna mais fácil a identificação. Abaixo segue as dicas do Blogger para ter uma senha mais segura.
O site abaixo te permite testar a sua senha ou de preferência uma senha que queira usar, faça o teste e veja quantos dias essa senha poderia ser identificada pelo um hacker, se fosse o caso.
Como é seguro a minha senha?: www.howsecureismypassword.netEscolher uma senha segura é uma das etapas mais importantes na configuração da sua conta do Blogger. Se alguém violar a conta e alterar a sua senha e o seu endereço de e-mail, ele terá realmente roubado o seu blog e você não conseguirá reavê-lo. Veja a seguir algumas dicas sobre como escolher a senha.
O que NÃO FAZER
As seguintes informações não devem ser usadas como senha, nem mesmo como parte dela:
- O nome de usuário.
- O nome verdadeiro.
- Qualquer nome que seja.
- Data de aniversário, número de telefone, endereço ou número da carteira de identidade.
- Qualquer palavra existente no dicionário, em qualquer idioma.
- Palavras de dicionário com substituições comuns de números/letras, como o número 0 pela letra O, o número 1 pela letra L, o número 3 pela letra E etc.
- Quaisquer das senhas de exemplo você encontra neste tutorial ou em qualquer lugar na Internet.
Estas são algumas idéias que o ajudarão a criar uma boa senha e mantê-la segura:
- Inclua sinais de pontuação, como .,!@# etc.
- Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas.
- Use uma senha com, no mínimo, 8 caracteres. Quanto maior a senha, mais segura ela é.
- Escolha uma frase interessante, o verso de um poema ou uma estrofe de uma letra de música. Use a primeira letra de cada palavra para criar a sua senha. Confira se você acidentalmente não criou palavras existentes no dicionário com esse método!
- Vá até uma rua movimentada ou um estacionamento para anotar as três ou quatro primeiras placas de carro que vir. Retire as letras e os números duplicados e crie a sua senha com o que sobrar.
- Descubra outras maneiras de obter letras e números aleatórios, como abrir livros e pegar a terceira letra dos dez primeiros substantivos que achar. Use a criatividade!
Vamos criar uma senha segura, só para mostrar um exemplo do processo:
- Vamos começar com duas linhas do poema de Carlos Drummond de Andrade A flor e a náusea: Sob a pele das palavras há cifras e códigos// O sol consola os doentes e não os renova
- Agora, vamos pegar a primeira letra de cada palavra: sapdphcecoscodenor.
- Existem algumas letras que aparecem mais de uma vez, portanto convém substituí-las por números e/ou outros símbolos, assim: sapd3hce%o7#@9*n5r.
- Por pura diversão, vamos deixar em maiúsculas as primeiras letras dos substantivos: saPd3hCe%o7#@9*n5r.
- O resultado é uma senha de aparência bastante sinistra, mas difícil de ser descoberta: saPd3hCe%o7#@9*n5r. Ainda há outra vantagem: usamos um sistema de classificação para criar a senha, por isso temos a possibilidade de tentar deduzi-la outra vez se a esquecermos. Ao criar a sua própria senha, você pode inventar um sistema como esse que seja mais fácil de memorizar.
- Nunca revele a sua senha a ninguém.
- Nunca anote a senha. Apesar de a senha parecer aleatória a terceiros, você precisa ter um meio de identificá-la facilmente para não ter de anotá-la.
- Sempre mude a senha no espaço de alguns meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.