segunda-feira, 12 de julho de 2010

FUNCIONÁRIO DO MÊS

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Cartaz do Filme: Funcionário do Mês
Tenho absoluta certeza que já viu em lanchonetes, shoppings, supermercados, aquele quadro onde se coloca a foto do funcionário do mês. Veja a idéia é boa, uma forma de estimular e motivar o público interno da empresa, mas infelizmente não funciona e sabe porquê?


Primeiro é muito comum o funcionário do mês não ser o mesmo todo mês ou quase todo mês, se você trabalha com esse tipo de motivação vai saber do quê estou falando. Ao contrário do que todo mundo pensa ou acha a respeito, principalmente em ambiente onde tem poucos funcionários é difícil um destaque todo mês diferente. Como ficaria muito deselegante todo mês ser o mesmo, se elege todo mês um diferente e assim segue a vida. Dependendo da quantidade de pessoas envolvidas, só será eleito novamente o funcionário do mês uma vez por ano ou quase isso, já que o critério é motivar, ou será que já viu mais de uma vez? Trabalhei numa empresa que o processo não era de foto, mas de bônus em compras, o critério era o mesmo da foto, não podia premiar mais de duas vezes no ano a mesma pessoa, para dar oportunidade para outros. Veja que os critérios que pode gerar uma motivação, acaba desmotivando. Não precisa ser um gênio para perceber que se já foi premiado, dificilmente será premiado novamente, o que gera a desmotivação, por outro lado aquele não se esforça, sabe que vai ser eleito da mesma forma, pois o critério é premiar  de forma rotativa a todos e não somente aquele que se destaca. Vamos fazer uma analogia com o Rank de vendedores, estabeleça um quadro para mostrar o mapa de venda, perceberá que o primeiro lugar e o último dificilmente muda, sempre são os mesmos, todo mês a mesma coisa.  Numa avaliação que utilizasse critérios mais rígidos nas escolhas perceberia que teria que premiar sempre ou quase sempre o mesmo, o que traria um desconforto internamente. Qual a solução? individualmente acho difícil, ainda não vi nenhuma fórmula dar certo. De forma coletiva, são os prêmios de gestão ou comissão, ou seja, fez a meta, ganha, não fez a meta, não ganha. Quando falo de forma coletiva é devido aos critérios objetivos e não subjetivos das avaliações individuais. Apesar de todas as condições de clima interno, a maior motivação vem da própria pessoa.

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