sábado, 6 de novembro de 2010

"Minha vontade de excelência não pode superar minha capacidade de realização" (Winston Churchill)

images

É muito comum sonhar sem limites, mas quando tratamos de buscar esses sonhos sem planejar, passa a ser um problema sério. Nos meus anos de varejo, sempre ouvi: “Vamos buscar a excelência”, fato costumeiro aos diretores, regionais, superintendentes e pára-quedistas de plantão. Sem contar que a “excelência” é subjetiva, o quê é bom para você pode não ser para outra pessoa e o contrário é verdadeiro. Só que os números não mentem. Mas como buscar a excelência sem frustração? Como fazer melhor do que já se faz hoje? Como reaprender aquilo que já se faz há anos? Como conviver e sobreviver com a exigência do mercado em querer sempre o melhor pelo menor? Todos nós queremos o melhor. O impossível é possível? Existem limites? Os livros de auto-ajuda, vídeos motivacionais e palestras, fazem de tudo para demonstrar que o limite está na mente e não no corpo. Mas no dia a dia, quando traçamos planos pessoais ou profissionais e elaboramos ações mirabolantes, sem sustentação e muito menos mecanismos de mensuração capazes de avaliar os resultados, apenas na busca de ideais, não é frustrante? O Winston Churchill dizia: “A minha vontade de excelência não pode superar minha capacidade de realizar”, mudou alguma coisa nos dias de hoje? Claro que não, falar em excelência, não é só fazer o melhor, é buscar o melhor, ter o melhor, ir até o melhor, ser o melhor. Qual o mal de tudo isso? Nenhum a partir do momento que seja razoável, que tenha condições, que seja planejado, que esteja preparado, caso contrário, o sonho vira pesadelo e dependendo da situação é viral, ou seja, além de afetar diretamente a você, indiretamente poderá afetar as demais pessoas que esteja envolvida de alguma forma com você. Planejar não é a verdade absoluta, pelo contrário, é a teoria e não a prática. Não existe fórmula mágica, não existe receita do bolo, pessoas na busca do mesmo objetivo, tem resultados diferentes. A diferença é  que pessoas preparadas podem ter resultados melhores. Negócios iguais se é que podemos falar assim, em virtude de como é tratado, diferem entre o sucesso e o fracasso. Outro ponto importante é buscar a sua excelência na atividade ou serviços de terceiros. O seu compromisso pode não estar alinhado com o da outra pessoa, a sua expectativa pode ser maior que a capacidade do terceiro realizar. A busca da excelência pode se confundir com o perfeccionismo e se tornar um problema, pois nunca estará satisfeito com o serviço, produto, com pessoas, amigos e familiares. Reflita sobre o assunto, veja se não está exigindo demais de você. Você está preparado para realizar aquilo que sonha em fazer? Faça bom proveito.

7 comentários:

  1. Cara, legal o teu texto, mas vc sabia que essa frase ["minha vontade..."] não é do churchil, né?
    É da Natália Klein que disse ser do Churchil apenas para ela ter mais impacto.
    Veja no blog dela:
    http://adoravelpsicose.blogspot.com/2010/06/no-telefone-com-diogo-cunha-ou-minha.html
    abrtaços...
    et: repito, bom o teu texto!

    ResponderExcluir
  2. João, fico feliz com o seu comentário. Dei uma olhada no Blog da Natália e no seu Blog também, bem bacana. Com relação as frases de famosos é sempre difícil afirmar a sua verdadeira autoria, muito mais difícil se uma pessoa escreve e dar crédito a uma outra. Não sou um historiador ou pesquisador, me baseio nas fontes que acredito serem verdadeiras. É possível uma mentira se transformar numa verdade?. Uns bons exemplos para refletir: Pedro Alvarez Cabral descobriu o Brasil ou já sabiam que ele existia? Manga com leite faz mal? Grato pela participação.

    ResponderExcluir
  3. a frase eh da natalia mesmo. Ela tem um programa no multishow :)

    ResponderExcluir
  4. Karlinha, fico feliz com a sua participação. Na resposta sobre um comentário a esse respeito, fica difícil para um leigo ter a certeza absoluta sobre as frases, discursos, etc. de pessoas da história ou celebridades, a não ser que seja um historiador que através das suas pesquisas possa afirmar a autoria. Cabe a nós nesse caso apenas informar. De qualquer forma, se realmente a Natalia utilizou essa estratégia para dar mais ênfase a sua frase, me parece que teve sucesso. Por outro lado, veja que apesar da tentativa de vincular a sua autoria a frase, gera a dúvida, a não ser que ela tenha registrado, caso contrário o dito fica pelo o não dito. Quem sabe numa próxima oportunidade possa utilizar o pseudônimo.

    ResponderExcluir
  5. AAH, a famosa sitação de Moby Dick,proferida por Winston Churchill, escrita por Abraham Lincoln, baseada nos textos da Natália - ou não. O que importa? É uma frase marcante, não há dúvidas.
    Seu texto ficou muito legal! Realmente gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato pelo comentário, ajuda e dá energia para seguir com esse trabalho. Difícil saber o verdadeiro autor da frase, o que sei exatamente é que essa postagem é uma das mais lidas no Blog do Vieira, sinceramente espero que não seja apenas pelo título, mas também pelo conteúdo.

      Excluir
  6. Independente de quem seja seja a frase,o texto é muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.