segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CANIBALISMO INTERNO E EXTERNO - SABE O QUE É ISSO?


É comum associar o canibalismo ao consumo de carne humana, muito em função do cinema, mas na verdade Canibalismo é um tipo de relação ecológica em que certas espécies de animais se alimentam de indivíduos da mesma espécie. Segundo alguns investigadores, essa prática terá resultado da evolução das espécies, com o objetivo de eliminar os indivíduos menos aptos, por exemplo, provenientes de uma ninhada em que alguns filhotes saem dos ovos defeituosos ou imaturos. Mas e a prática de comer carne humana? Antropofagia é o ato de consumir uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana. Fonte: Wikipédia. 
Mas o que isso tem haver com canibalismo interno e externo? Pois bem, essa linguagem é utilizada no meio empresarial nas agências de publicidade para explicar a perda das vendas e clientes. Deixe-me explicar: Imagine que uma grande rede de departamentos se instalada na sua cidade e depois de algum tempo, essa mesma rede abre outra loja em outro bairro, nessa linguagem, fala-se que houve canibalismo interno, ou seja, uma loja tirando vendas de uma outra loja da mesma rede. Canibalismo externo, é quando uma empresa se instala na mesma área de uma outra empresa do mesmo seguimento, ou seja, tirando vendas e clientes. Nas previsões orçamentárias é comum prever a taxa de canibalismo para explicar a perda de vendas e a diminuição de números de clientes, com essa projeção é possível determinar as despesas e investimentos para o ano e evitar um orçamento super estimado. Espero ter ajudado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.