terça-feira, 13 de outubro de 2009

A MARCA DA SUA EMPRESA

Vamos falar da marca da sua empresa, mesmo que ela esteja aberta, por se tratar de nome fantasia, existe a possibilidade de mudança, mas só se fizer realmente necessário. Muitas pessoas me procuram, em virtude da minha atividade voltada para comunicação, para falar a respeito de logomarca e a própria marca em questão. O primeiro passo, é saber exatamente o que pretende e aonde quer chegar. Estamos no mundo globalizado e a sua marca pode transcender as fronteiras da sua cidade, do seu estado e do seu próprio país. Pense que a sua lanchonete pode se transformar num restaurante e que esse restaurante pode se transformar numa rede nacional de Fast-food. Por experiência própria posso dizer que a melhor forma é que a marca seja simples e clara e que não precise necessariamente de uma tradução e que não seja soletrada toda as vezes que precise dizer o nome. Algumas marcas, que se constrói no seu local de origem e buscam outros territórios para expansão, acabam esbarrando em situações pouco confortáveis, exatamente por não ter uma visão de futuro. Temos que entender que não fazemos para nós, que apesar do nossos gostos e preferências, o foco é no fácil entendimento do cliente. Tem algumas empresas que fazem isso com muita maestria, diminutivos, as vezes duas letras e conseguem se comunicar de forma eficaz, por outro lado, por preferência pessoais, se constituem nomes ou marcas que utilizam símbolos, letras de difícil entendimento, substituições de palavras por imagem, com a idéia de ser criativo e acaba gerando confusão no entendimento do cliente. Criam mensagem sublineares, com a idéia de gravar no subconsciente e na verdade acabam não transmitindo a mensagem esperada.



Mas o quê é uma MARCA?



É todo sinal distintivo ( Palavra, figura, símbolo,etc.) visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros ou semelhantes, de origens diversas, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas ( Lei nr 9.279/96 ).


Qual a importância da MARCA?


A marca é o principal elo entre o negócio e o cliente, pois é ela que identifica o negócio e o diferencia dos demais; com o passar do tempo, a marca passa a ser o referencial de qualidade do produto ou serviço.



Conforme o trabalho de propaganda a marca pode se transformar em produto ou em símbolo de qualidade. É muito comum associar a marca a sua função, por outro lado, pode reverter de forma negativa, se a marca não estiver voltada a qualidade, praticidade, rapidez e atendimento. Ou seja, chega ao ponto de se utilizar a marca para dizer que o produto ou serviço é de baixa qualidade. Quando se trabalha a marca na mente do cliente a contrapartida é exatamente oferecer aquilo que a propaganda se responsabiliza em oferecer. É simples, se diz que faz, faça ou mude a atividade ou serviço. Estamos no Brasil, mas pense que um dia a sua empresa possa estar internacionalizada, e possa ser conflitante, quando utiliza abreviaturas, nomes, símbolos de empresas famosas e simplesmente terá que mudar. Agora imagine trabalhar uma marca e depois algum tempo ter que se desfazer e começar tudo de novo. Antes de criar a marca da sua empresa, procure um profissional que possa avaliar e propor condições que possam proporcionar uma visão de futuro com uma linguagem de fácil entendimento. Não deixe de ser criativo, mas fuja dessas logomarcas e design  mirabolante. Seja simples e eficaz. Bons negócios, boas vendas.


"Crie seu próprio estilo visual... deixe-o ser único para você e, contudo, identificável para os outros."

Orson Welles


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