sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PREVENÇÃO DE PERDAS

Precisamos ter uma idéia do que significa perda na visão empresarial:


Todo e qualquer efeito que reduza de forma direta ou indireta o lucro da empresa.

Fonte: wikipedia

As perdas, tem várias definições, são perdas de inventários ou perdas invisíveis, ou seja, somente detectadas após a realização de balanço, na sua grande maioria em virtude de furto interno e externo o que gera uma grande surpresa na apuração dos resultados. A perda ou quebra operacional, essa é identificável diáriamente e lançada no controle de perdas, geradas, por consumo, por quebra, por não ter condições de venda, produto vencido, etc. A diferença entre a duas perdas mencionadas, é que a perda de inventário, só se descobre com a apuração, a quebra operacional, é feito o controle diário o quê possibilita visualizar e tomar ações de prevenção. Existe outras perdas relacionada ao negócio além das mencionadas, que podem ser: perdas financeiras (compra, venda e recebimentos de valores) perdas de distribuição,etc...As grandes empresas, não só no seguimento de varejo/atacado, com a indústria, instituiram a Prevenção de Perdas, como um departamento ou uma diretoria, responsável para gerenciar áreas, setores, produtos e consumo interno, de forma a diminuir ou eliminar as possibilidades de perda. Utilizar água ou energia sem controle, é uma perda considerável, principalmente quando se contabiliza 12 meses. A utilização de ferramentas, tipo coletores, monitores ( 0800- disque denúncia ), circuito interno e externo de segurança, informática, equipe de pessoal treinado para controle, tudo isso é importe e muito utilizado, a questão é que fica restrito, a principal ferramenta ainda é a conscientização de todos os envolvidos. O mercado a cada dia fica mais competitivo, entrada de novos concorrentes, forçando uma margem de lucro cada vez mais baixa, custos fixos e variáveis elevados. Se não houver um controle eficaz da perda, sempre haverá a necessidade vender mais e mais e não tendo a contra-partida de um lucro maior, pelo contrário, a possibilidade de um lucro menor. Para ter um lucro maior, não necessáriamente é preciso vender mais, com controle efetivo e consciente, pode-se se ter um lucro maior fazendo o mesmo volume de vendas. A vantagem competitiva em relação ao seu principal concorrente, pode não estar na venda, em seus serviços ou atendimento, mas na prevenção das perdas e diminuição dos riscos, já que não podemos falar em risco zero em uma operação comercial, e para cada uma das situações, um plano de ação e controle específico. Como o assunto é muito abrangente, segue abaixo algumas dicas para o controle de perdas em relação a produção:

• A primeira regra para aumentar a lucratividade de uma empresa é parar de perder. Elimine o desperdício, seja proativo, antecipe-se aos fatos.
• Com a prevenção de perdas é possivel aumentar a lucratividade da empresa com o mesmo volume de venda.
• Utilize o check list de ferramentas, equipamentos e transporte, antes de começar o trabalho.
• Você também é responsável pela prevenção das perdas, antes de produzir qualquer serviço ou produto, verifique as características solicitadas, a informação necessária, faça uma prova ser for o caso, evite o retrabalho, economize tempo e dinheiro.

Boas vendas, bons negócios.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante o ponto de vista de prevenção de perdas na lucratividade da empresa. Estou a procura de informações mais específicas de como utilizar a prevenção no manuseio de produtos, estocagem, etc., informações práticas sobre o assunto para divulgar aos conferentes, separadores, etc

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  2. Existem hoje no mercado várias empresas especializadas nesse ramo de prevenção. Infelizmente o maior percentual de roubo se caracteriza na parte interna da loja, sendo assim, o ponto de maior vulnerabilidade de uma empresa e por consequência, onde deve se ter a maior precaução. Espero ter ajudado.

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