quarta-feira, 31 de março de 2010

SÉRIE: VOCÊ SABIA? Porque chamamos de "freelances" as pessoas que trabalham sem contrato de vínculo empregatício?

cavaleiro1
O termo foi originado na Idade Média para descrever um cavaleiro mercenário cuja a lança ("lance" em inglês) fosse para  fazer um trabalho ou serviço. Ele era livre ("free" em inglês) de qualquer vínculo com um senhor particular e podia  prestar serviço  na base de tarefa-por-tarefa. 
Para assaltar castelos, resgatar uma donzela, essas coisas usuais na época. Eventualmente o termo era aplicado a qualquer um que fosse pago por projeto ou serviços, ou seja, um Free-lance.  Hoje em dia temos, muitos fotógrafos, jornalistas, correspondentes, mecânicos, eletricistas, designers, etc.… que são profissionais  enquadrados nessa categoria de Free-lances, por não ter vínculo empregatício, trabalham por tarefa ou serviço.
(Fonte: "A Browser's Dictionary" por John Ciardi)

3 comentários:

  1. Olá novamente Vieira!
    Gostaria de comentar que achei no mínimo 'suigeneris' seu marcador de visitas, ou melhor, o modo como as monitora, pois agora mesmo estou visualizando a mensagem de que visitei seu blog '7' vezes. Entretanto, esta foi a primeira vez e apenas naveguei pelos seus artigos. Logo 'não visitei' seu blog '7' vezes, mas sim '1' vez.
    Assim como comentei antes apreciei ele. Contudo, gostaria de sugerir que pensasse em uma outra forma de comentar as visitas, porque do modo como está, fica parecendo que quem o visita o está espionando ou fazendo algo ilegal. Remete a correlatos como 'Sorria! Você está sendo filmado!' haha
    Sinceramente, considero deselegante. Parece que as visitas não são apreciadas. Não sou da sua area e não tenho objetivos escusos para estar aqui. Permaneci porque sou visual e achei lindo seu espaço, alem de importante os temas.
    Paula Ugalde

    ResponderExcluir
  2. Complementando...
    Ao selecionar o perfil para comunicar, mudou a página computou '8' visitas e tão logo postou meu comentário a '9'. Quando postar esta,imagino que computará mais 2, nao?
    []s!

    ResponderExcluir
  3. Paula, obrigado pelo seu comentário, como se trata de uma experiência, e toda experiência tem o seu tempo de avaliação, estarei computando os prós e contra para tomar uma decisão a respeito. Fico grato pela sua avaliação, pode deixar que estou atento para todas as mudanças que se fizerem necessárias.

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Blog do Vieira, pois ajudam a melhorar a qualidade dos nossos serviços. A Política de Comentários regula como devem ser feitos os comentários para que o mesmo não seja excluído e possa ser respondido, caso se faça necessário. Recomendo que leia antes de escrever e postar. Valorize o seu comentário.